Select Page

Painéis de São Vicente

Obra de enorme importância simbólica na cultura portuguesa e singular “retrato coletivo” na história da pintura europeia.

Temporariamente expostos no piso 1/sala 55

As seis pinturas atribuídas a Nuno Gonçalves apresentam um agrupamento de 58 personagens em torno da dupla figuração de São Vicente.
Uma solene e monumental assembleia representativa da Corte e de vários estratos da sociedade portuguesa da época, em ato de veneração ao patrono e inspirador da expansão militar quatrocentista no Magrebe.

 

Estas figuras, em volumes claramente afirmados, tão caracterizadas pela concentração expressiva dos rostos e atitudes quanto pela requintada definição pictórica dos trajes e adereços, parecem aliar, nesta encenação cerimonial, o intuito de uma evocação narrativa a uma visão contemplativa.

 

Embora permaneça problemático o pleno entendimento da intenção e significado da obra, crê-se que o autor das tábuas é o pintor régio de D. Afonso V, Nuno Gonçalves, e que estariam originalmente integradas no retábulo de São Vicente da capela-mor da Sé de Lisboa.

 

Painéis de São Vicente

 

  • Autor: Nuno Gonçalves (ativo 1450-1491)

  • c. 1470

  • Óleo (?) e têmpera sobre madeira de carvalho
    207,2 x 64,2 cm; 207 x 60 cm; 206,4 x 128 cm; 206,6 x 60,4 cm; 206,5 x 63,1 cm

  • Proveniência: Paço de São Vicente de Fora, Lisboa, 1913

  • Piso 3/Sala 12

Contactos

morada

Pontos de Interesse

Albergaria Josefa d’Óbidos

Incluindo Wi-Fi gratuito, restaurante e terraço para banhos de sol, a Albergaria Josefa d’Óbidos situa-se em Óbidos Os hóspedes podem desfrutar de restaurante no local. Este hotel dispõe de ar condicionado em todos os quartos...

Chafariz do Senhor Jesus da Pedra

Envolto em contextos lendários, a imagem do Senhor Jesus da Pedra, de acordo com a lenda mais firmemente estabelecida, refere que um lavrador escutou uma voz entre um silvado dizendo que não iria chover enquanto não se venerasse condignamente a imagem (Gorjão S, 1998,...

Ermida de Nossa Senhora do Carmo

Situada fora de portas, na encosta do lado poente, a sua origem perde-se no tempo. A tradição afirma ter sido um templo romano dedicado a Júpiter, havendo a memória de terem existido nesta igreja várias lápides com...