Select Page

Câmara Municipal de Vouzela

 

Vouzela, um convite ao prazer… 

Em pleno coração da Beira Alta e beneficiando de uma excelente localização geográfica, o concelho Vouzela encaixa-se entre a serra e o mar distando de Viseu 27 km e de Aveiro 66 km. 

Com uma área de 193,7 km2, os 10.540 habitantes dividem-se pelas freguesias de: Alcofra, união de Cambra e Carvalhal de Vermilhas, Campia, união de Fataunços e Figueiredo das Donas, Fornelo do Monte, Queirã, S. Miguel do Mato, Ventosa e união de Paços de Vilharigues e Vouzela.

Embora o concelho seja de matriz rural, o sector primário perdeu a hegemonia de outros tempos dando lugar a um processo de industrialização cada vez mais crescente. O sector terciário desempenha igualmente um importante papel na estrutura económica do concelho.

História

Segundo Amorim Girão (1921) em 13 de maio de 1436 foi instituído por El-Rei D. Duarte, o concelho de Vouzela ou Lafões, composto por 44 freguesias e 13 coutos.

 

Por alguns séculos prevaleceu sem grandes alterações esta divisão administrativa, até que em 1834 se passou a repartir o concelho de Lafões em dois concelhos separados pelo rio Vouga, ficando as freguesias da margem esquerda deste para o concelho de Vouzela e as do lado direito para o concelho de S. Pedro do Sul. Mas a instituição do concelho não o separa do julgado de Lafões.

 

Vouzela, nos finais do século XIX, continuava a ser a única cabeça da comarca da região de Lafões.” (Carvalho; Tavares; Marques: 2001)

 

Ao longo de muitos anos continuou esta indefinição acerca das freguesias que constituíam cada um dos concelhos, sendo apenas em 1973 (4 de maio) a restauração definitiva da Comarca de Vouzela tal como se encontra atualmente.

 

De origem muito remota, como atestam os inúmeros monumentos megalíticos, o concelho de Vouzela é um autêntico manual de historiam onde cada canto conta um pouco do passado, do que foi e é o Homem como essência!

Contactos

morada Alameda D. Duarte de Almeida 3670 – 250 Vouzela

Pontos de Interesse

Casa Museu João Tomás Nunes

A Instituição João Tomás Nunes foi criada em 1942 pelo Prof. Artur Nunes Vidal, em colaboração com a Junta de Freguesia de Fermentelos. Hoje, tem como objectivo a preservação da cultura popular das gentes de...

Casa-Museu Cancioneiro de Águeda

A Sede e Casa Museu do Cancioneiro de Águeda, situada na rua Eng. Júlio Portela, resulta da recuperação de um edifício adquirido pelo próprio Cancioneiro, que foi uma casa solarenga construída no século dezoito,...

Mosteiro de Santa Clara-a-Nova

O conjunto monástico, iniciado em 1649, veio substituir o primitivo cenóbio das monjas clarissas, que o leito do rio Mondego havia arruinado. O edifício é em estilo barroco, sóbrio e utilitário, ponteado por torreões....