Select Page

Jardim Botânico da Madeira

O Jardim Botânico da Madeira – Eng.º Rui Vieira é instituição científica que abriu ao público a 30 de abril de 1960. É um jardim público, propriedade do Governo Regional da Madeira, com uma área ajardinada de cerca de 5 hectares, onde pode encontrar coleções de plantas oriundas de diferentes Regiões do Mundo.

Logo à entrada, envolvido na coleção de azáleas, encontra o notável botânico madeirense Carlos Azevedo Menezes, que publicou a primeira “Flora da Madeira” em 1914.

Além desta coleção, a entrada principal é envolvida por outras, como sejam:

  • Os rododendros;
  • As bromélias, destacando a bromélia-imperial (Alcantarea imperialis), que é a maior da família e tem o estatuto de vulnerável no seu habitat natural e a bromélia (Aechmea arenaria), com origem no Norte do Perú.
  • As roseiras. Entre as diferentes roseiras, polyantha e híbridos, encontrará a roseira-brava (Rosa mandonii) – a única roseira endémica da Madeira!
  • E outras espécies como a ginjeira-brava (Prunus hixa), a tília (Tilia sp.), a estrelícia gigante (Strelitzia nicolai), a magnólia.

 

Entrada: €2,00 (crianças e jovens dos 6 aos 18 anos); € 5,50 (adultos).

Encerrado: 25 de dezembro.

 

Informações úteis: casas de banho, Herbário, Jardim dos Loiros, miradouros, Museu de História Natural, serviços de restauração, visita guiada mediante marcação prévia.

Contactos

morada Cam. do Meio, Quinta do Bom Sucesso, 9000 - 512 Funchal

Pontos de Interesse

Museu da Baleia

O Museu da Baleia da Madeira (MBM) contempla, logo à nascença, uma dupla faceta, aparentemente contraditória, que concilia caça à baleia e conservação. A sua criação foi proposta à Câmara Municipal de Machico, em 1989, pelo Sr.º Eleutério Reis gerente da EBAM (Empresa...

Forte de São Bento

Datado do século XVIII, o Forte de São Bento foi construído com o objetivo de defender a costa e o ancoradouro. Atualmente alberga um Posto de Informações Turísticas. O Forte de São Bento foi mandado construir em 1708 pelo então Governador da Madeira, Duarte Sodré...