Select Page

Casa do Alentejo / Palácio Alverca

A Casa do Alentejo, instalada no antigo Palácio Alverca datado do século XVII, é fundada em 1923 na sequência da criação da primeira Associação Regionalista de Utilidade Pública.

Possui um pátio central de estilo neo-árabe, salas de estilo Luís XI e XVI, lambrins azulejados de Jorge Colaço e pinturas de Domingos Costa, Benvindo Ceia e José Bazalisa. O seu traçado actual data de 1914 e deve-se ao arquiteto Silva Júnior. No 1º andar funciona:

– Restaurante, com duas salas, sendo que uma delas tem janelas para o pátio interior. A ementa é constituída por pratos típicos e doçaria do Alentejo. Da carta de vinhos o destaque vai para o vinho “Casa do Alentejo” e para a colheita selecionada “Pateo Árabe”.

Também conhecido por Palácio S. Luís, foi, em 1919, o luxuoso casino Magestic Club, sendo, desde meados do século XX,a Casa do Alentejo. Mandado construir no século XVII, pela famíla Paes do Amaral, Viscondes de Alverca, cujo brasão se pode ver na cornija da sua fachada principal sobre a janela central, este edifício, de planta quandrangular composta, aproveita 2 troços da Muralha Fernandina,ainda visíveis, que lhe servem de empena sul e nascente, possuindo uma escadaria e passagem no troço sul.

Este imóvel seiscentista sofreu obras de remodelação que lhe alteraram a traça original, principalmente no interior, evidenciando uma decoração assumidamente revivalista (elementos neo-góticos, neo-árabes, neo-renascentistas e neo-rococós), com alguns apontamentos Arte Nova, resultante da intervenção novecentista (1918), da autoria do arquiteto Silva Júnior.

Deste Imóvel classificado como Monumento de Interesse Público, merecem ainda destaque: o portal de verga reta entre pilastras, com entablamento sobrepujado por urnas sobre socos; o pátio hispano-árabe; o Salão Restaurante ou ”Luís XVI”; e os painéis de azulejos monocromáticos seiscentistas, que resistiram às grandes transformações, representando cenas palacianas e campestres.

Transportes: 

Autocarros: 207, 711, 732, 736, 746, 759, 783. 

Comboio: Estação do Rossio. 

Metro: Restauradores (Linha Azul). 

 

Source: CM Lisboa. 

Contactos

morada R. das Portas de Santo Antão 58, 1150 Lisboa

Pontos de Interesse

A Brasileira

Edifício pombalino de arquitetura comercial, eclética e modernista, onde se encontra instalada A Brasileira, um dos grandes símbolos do Chiado. Começou em 1905 como loja de venda de café ao lote, na qual se adquiria o genuíno café do Brasil e era oferecida,...

Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros

Um pequeno museu que revela a riqueza arqueológica que existe sob a Baixa Pombalina, pondo à vista vestígios de diversas épocas, mas principalmente romanos. No local foram encontrados vestígios das primeiras habitações da cidade ibero-púnica (século V a.C.), passando...

Parque das Nações

Parque das Nações foi a designação dada ao bairro surgido na antiga Zona de Intervenção da Expo, que inclui o local onde foi realizada a Exposição Mundial de 1998 e ainda todas as áreas que estiveram sob administração da ParqueExpo, S.A. Esta área tornou-se,...