Select Page

Convento de Santa Teresa de Jesus

Convento fundado,em 1642, pela Madre Michaela Margarida, sobrinha de D. João IV, para albergar freiras Carmelitas Descalças. Em 1650, recebeu a Infanta D. Maria, filha natural de D. João IV, para ali ser educada, acabando por vestir o hábito no ano da morte do pai. A ela se ficou a dever a conclusão das obras da parte conventual e da igreja (1663-1667), assim como a sua ornamentação (pinturas, alfaias e peças de ourivesaria).

O bloco conventual deste edifício, de linguagem maneirista, foi objeto de reconstrução, após o terramoto de 1755. A fachada austera do convento, desenvolve-se em 2 registos organizados por pilastras de cantaria e vãos distribuídos de forma irregular, cuja portaria se rasga sob uma pequena cobertura assente em mísulas, encimada por um nicho de cantaria, que acolhe uma imagem polícroma de S. José com o Menino.

A fachada principal da igreja, lateralmente delimitada por cunhal e pilastra de cantaria e rematada por frontão triangular vazado por óculo e sobrepujado de cruz, surge rasgada por um portal simples de cantaria e verga destacada, encimado pelas armas da Infanta e por um nicho com a imagem do orago. No interior destacam-se: os altares de talha dourada; os painéis de azulejos figurativos, seiscentistas e setecentistas; o teto da igreja, cuja pintura é atribuída a André Gonçalves; algumas telas de Bento Coelho da Silveira; e as sepulturas da fundadora e da Infanta D. Maria.

A partir de 1949, a propriedade ficou afeta à Confraria de S. Vicente de Paulo, que aí mantém um Lar da 3ª Idade. Este imóvel está classificado como Monumento de Interesse Público.

Transportes: 

Autocarros: 703, 726, 729, 764, 767, 768. 

Source: CM Lisboa. 

Contactos

morada Rua do Norte, 33-47, 1600-537 Lisboa

Pontos de Interesse

Museu de Marinha

Organizado em zonas temáticas distintas, poder-se-ão apreciar modelos de navios da época dos Descobrimentos (século XVI) até à atualidade. Também digno de nota é o Pavilhão das Galeotas, onde se encontram,...

Docas de Santo Amaro – Docas de Lisboa

Este privilegiado espaço ribeirinho que se estende desde a central zona do Cais Sodré até à zona de Alcântara, em Lisboa, alberga diversos espaços de restauração nacional e internacional, bares, esplanadas e outros serviços, a par das docas fluviais, usualmente muito...