Edifício de 1933 – 1941, de linhas modernistas, da autoria do arquiteto Jorge Segurado. Ocupa todo um quarteirão das Avenidas Novas e divide-se em dois edifícios distintos, embora ligados através de dois passadiços aéreos. Num funcionam os serviços administrativos, enquanto noutro se encontram as oficinas de fabrico das moedas.
É a fachada deste último bloco que possui maior monumentalidade, valorizada ainda pelo revestimento em tijolo vidrado verde-escuro e pela presença, sobre a entrada, de um baixo-relevo em mármore branco da autoria do escultor Francisco Franco, representando as diferentes fases do fabrico da moeda. Encontra-se classificado como Monumento de Interesse Público.
São atribuições da IN-CM a edição do Diário da República e do Diário da Assembleia da República; a produção de moeda metálica e de papel-moeda, títulos da dívida pública e valores selados e outros documentos de segurança; a autenticação dos artefactos de metais preciosos; edição de obras de relevante interesse cultural.
Encerra aos fins de semana.
Transportes:
Autocarros: 713, 716, 720, 726, 742, 767.
Source: CM Lisboa.
Recent Comments