Select Page

Escola Secundária Pedro Nunes

Este exemplar de arquitetura civil educativa, inaugura, em conjunto com outros dois liceus, um modelo na arquitetura escolar liceal moderna em Lisboa. No ano letivo de 1906/1907 o Liceu Pedro Nunes encontrava-se instalado na Rua do Sacramento à Lapa, em edifício arrendado.

A decisão de construir um edifício próprio concretiza-se em 1907, com a aquisição do terreno da antiga Quinta da Estrela. Edificado entre 1909 e 1911, segundo projeto do arquiteto Ventura Terra, num terreno de configuração irregular, no cimo do que viria a ser, nos anos 30, a Avenida Álvares Cabral, junto ao Jardim da Estrela, a sua frontaria localiza-se à face da avenida, sendo o restante perímetro murado por gradeamento.

O edifício é composto por 3 corpos de planta retangular e implantação longitudinal, ligados entre si através de dois braços, mais baixos e estreitos. O corpo central, mais avançado desenvolve-se em 4 pisos e os dois outros corpos, recuados, estruturam-se em 3 pisos.

Esta disposição permite a existência de dois espaços ajardinados na frontaria, a ladear o corpo central, e um pátio interior descoberto de planta em U, envolvido pela fachada posterior do edifício principal e pelos alçados dos braços de ligação, enquanto que as fachadas posteriores dos corpos recuados ficam abertas aos campos de jogos. Esta solução propicia um ambiente recolhido e bem iluminado das salas de aulas, distribuídas pelos corpos posteriores.

Traduzindo uma arquitetura utilitária,funcionalmente racionalista, a regularidade e simetria das suas fachadas é quebrada apenas pelos 3 amplos janelões centrais rasgados nos 2 últimos pisos, sobrepujados por um frontão de desenho retilíneo, assim como pela fenestração do 1º piso, de verga arqueada e molduração mais complexa, que se destaca dos discretos vãos retangulares que se repetem pela fachada.

O antigo Liceu Pedro Nunes encontra-se classificado como Monumento de Interesse Público.

Transportes:

Autocarros: 709, 713, 720, 738. 

Source: CM Lisboa. 

Contactos

morada Av. Álvares Cabral, 1269-093 Lisboa

Pontos de Interesse

Ginjinha sem Rival

João Lourenço Cima morreu em 1925 mas deixou um dos mais carismáticos estabelecimentos de Lisboa, hoje nas mãos da quarta geração da descendência. Começou a trabalhar n’ A Ginjinha, fundada em 1840 no Largo de São Domingos, sob as ordens do galego Francisco...

Museu das Comunicações

O Museu das Comunicações é a face mais visível da Fundação Portuguesa das Comunicações, criada a 6 de outubro de 1997 e cujos instituidores são a ANACOM – Autoridade Nacional de...

Palácio da Mitra

As origens do Palácio da Mitra Lisbonense remontam pelo menos ao início do século XVII, embora da traça primitiva de casa de campo já não existam vestígios. Sabe-se que foi restaurado e ampliado em 1676. Em 1716-1754, voltou a ser restaurada, ganhando um cais...