Este exemplar de arquitetura civil educativa, inaugura, em conjunto com outros dois liceus, um modelo na arquitetura escolar liceal moderna em Lisboa. No ano letivo de 1906/1907 o Liceu Pedro Nunes encontrava-se instalado na Rua do Sacramento à Lapa, em edifício arrendado.
A decisão de construir um edifício próprio concretiza-se em 1907, com a aquisição do terreno da antiga Quinta da Estrela. Edificado entre 1909 e 1911, segundo projeto do arquiteto Ventura Terra, num terreno de configuração irregular, no cimo do que viria a ser, nos anos 30, a Avenida Álvares Cabral, junto ao Jardim da Estrela, a sua frontaria localiza-se à face da avenida, sendo o restante perímetro murado por gradeamento.
O edifício é composto por 3 corpos de planta retangular e implantação longitudinal, ligados entre si através de dois braços, mais baixos e estreitos. O corpo central, mais avançado desenvolve-se em 4 pisos e os dois outros corpos, recuados, estruturam-se em 3 pisos.
Esta disposição permite a existência de dois espaços ajardinados na frontaria, a ladear o corpo central, e um pátio interior descoberto de planta em U, envolvido pela fachada posterior do edifício principal e pelos alçados dos braços de ligação, enquanto que as fachadas posteriores dos corpos recuados ficam abertas aos campos de jogos. Esta solução propicia um ambiente recolhido e bem iluminado das salas de aulas, distribuídas pelos corpos posteriores.
Traduzindo uma arquitetura utilitária,funcionalmente racionalista, a regularidade e simetria das suas fachadas é quebrada apenas pelos 3 amplos janelões centrais rasgados nos 2 últimos pisos, sobrepujados por um frontão de desenho retilíneo, assim como pela fenestração do 1º piso, de verga arqueada e molduração mais complexa, que se destaca dos discretos vãos retangulares que se repetem pela fachada.
O antigo Liceu Pedro Nunes encontra-se classificado como Monumento de Interesse Público.
Transportes:
Autocarros: 709, 713, 720, 738.
Source: CM Lisboa.
Recent Comments