Select Page

Capela do Paço da Bemposta

Da autoria de João Antunes, a construção do Paço da Bemposta destinado a residência de D. Catarina de Bragança, mulher de Carlos II de Inglaterra e filha de D. João IV, remontam ao final do século XVII.

Profundamente afectado pelo Terramoto de 1755, a capela foi destruída quase por completo. A sua reconstrução ficou a cargo do arquiteto Manuel Caetano de Sousa, tendo a capela sido edificada de raíz, mas conservando o enquadramento primitivo. O alçado principal desdobra-se em três corpos articulados, onde o corpo central corresponde à capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição.

Uma escadaria antecede a galilé de acesso à capela, preenchida por estátuas de mármore da Escola de Mafra. No exterior, a fachada imponente destaca-se pelo coroamento de platibanda e balaústres,pelo remate com frontão triangular, decorado no tímpano,encimado por cruz sobre plinto, e pela varanda central, de balaustrada contracurvada, para a qual se abrem três janelões, sendo o central rematado por frontão tripartido ostentando as armas reais.

No interior a capela organiza-se dentro de um retângulo de ângulos arredondados, a nave, com seis capelas laterais, constituindo a do Santíssimo Sacramento, pela sua profundidade, uma unidade espacial autónoma, à qual se justapõe a capela-mor. O programa decorativo é inspirado na obra prima do barroco joanino, a Capela de S. João Baptista, da Igreja de S. Roque, mas atribuindo-lhe já um certo gosto rococó tardio, que se abre a manifestações neoclássicas.

Merecem ainda destaque as pinturas em trompe l’oeil de Pedro Alexandrino de Carvalho e a tela do altar-mor, figurando a padroeira, atribuída ao pintor italiano José Troni, sob a qual foi colocado um friso de retratos de elementos da família real. Desde meados do século XIX o palácio acolhe a Escola do Exército, atual Academia Militar, e a capela voltou a abrir ao culto.

A Capela está classificada como Monumento Nacional. O Paço Real da Bemposta integra a classificação de conjunto do Campo dos Mártires da Pátria como Imóvel de Interesse Público.

 

Transportes:

Autocarros: 723, 730, 760, 767.

Metro: Intendente (Linha Verde).

 

Source: CM Lisboa.

Contactos

morada Paço da Rainha 29, 1150-067 Lisboa

Pontos de Interesse

Peniche

As praias de Peniche ajudar a erguer a reputação de Portugal como a capital do surf europeu. A mais mítica é talvez a Supertubos, conhecida em todo o mundo pelas suas ondas poderosas, conhecidas por muitos surfistas como a “European Pipeline”. Quanto a sítios onde...

Central Tejo

A Central Tejo foi uma central termoelétrica, propriedade das Companhias Reunidas de Gás e Eletricidade (CRGE), que abasteceu de eletricidade, toda a cidade e região de Lisboa. Está situada em Belém, Lisboa, e o seu período de atividade produtiva está compreendido...

Palácio dos Duques de Lafões ou do Grilo

Construído em 1760 por D. João Mascarenhas da Silva, segundo Duque de Lafões, ergue-se no Beato, em terrenos do Convento de São Bento de Xabregas. O palácio,de gosto setecentista, localiza-se no interior de uma quinta arborizada,cortada a Norte pela linha do...