Select Page

Igreja Madre Deus

Igreja integrada num edifício fundado em 1509 pela Rainha D. Leonor, o qual sofreu várias campanhas de obras, nomeadamente após o terramoto de 1755, pelo que traduz uma súmula de estilos: mudéjar (teto da capela de D. Leonor); manuelino (piso térreo do claustrinho e torre sineira); maneirista (estrutura da igreja e claustro de Diogo de Torralva); barroco (decoração da igreja); erevivalista (portal, 2º piso do claustrinho e duas salas).

Na sua fachada muito simples, destaca-se o portal neomanuelino oitocentista,de acesso lateral à igreja,a qual está classificada como Monumento Nacional. O interior, de nave única, é revestido a azulejos historiados do século XVIII que narram a vida de S.Francisco. Da capela-mor e coro alto há que realçar as pinturas do século XVI, emolduradas em talha.

Neste edifício funciona o Museu Nacional do Azulejo, que possui uma coleção de azulejos portugueses, espanhóis e holandeses, cujo percurso museológico vai do século XV à atualidade.

Transportes:

Autocarros: 210, 718, 742, 759, 794. 

Source: CM Lisboa. 

Contactos

morada Rua da Madre de Deus, Igreja Lisboa

Pontos de Interesse

Escola Secundária de Camões

Projetado em 1907 pelo arquiteto Miguel Ventura Terra, foi construído de raiz na Praça José Fontana, entre 1908-1909, ano em que foi inaugurado sob a designação oficial de “Lyceu de Camões”, tornando-se uma...

Museu Coleção Berardo

O Museu Coleção Berardo abriu portas a 25 de junho de 2007 no Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém e conta com um acervo de 862 obras. O Museu oferece ao público uma visão global da criação nas...