Select Page

Igreja de Santa Catarina

Fundada pelos religiosos de São Paulo da Serra de Ossa, a então designada Igreja do Santíssimo Sacramento foi edificada na 2ª metade do século XVII, a partir de 1654, adossada ao Convento dos Paulistas. Após o Terramoto de 1755, foi objeto de reedificação, concluída em 1763.

No século XIX, a partir de 1835, a igreja passou a Paroquial sob o orago de Santa Catarina. Classificada como Monumento Nacional, esta igreja conventual, traduzindo uma arquitetura religiosa barroca, apresenta planta longitudinal, em cruz latina, articulada com o convento, formando um U. É uma igreja de nave única com capelas laterais, transepto saliente e capela-mor profunda.

A sua fachada principal evidencia três corpos separados entre si e delimitados lateralmente por duplas pilastras. O corpo central, de dois andares, surge rematado por frontão curvo decorado com a Custódia do Santíssimo Sacramento. Os dois corpos laterais servem de apoio a duas torres sineiras, de secção quadrada, decoradas com balaústres, ao mesmo tempo que, no piso térreo, enquadram uma galilé, à qual se acede por meio de três arcos de volta inteira, separados entre si por pilastras simples.

Aí, o portal central, ladeado por pilastras, encontra-se rematado por frontão triangular interrompido pela representação relevada da Custódia do Santíssimo Sacramento. Por sua vez, o portal localizado mais à esquerda permite o acesso à antiga portaria conventual.

No interior merecem destaque a talha joanina do altar-mor, a beleza do órgão, verdadeiro monumento de talha dourada, e os estuques ornamentais, que revestem a abóbada de arco abatido da nave, datados do 3º quartel do século XVIII e executados por João Grossi e Toscanelli.

Transportes:

Elétrico: 28E. 

Source: CM Lisboa. 

Contactos

morada Calçada do Combro 82, 1200 Lisboa

Pontos de Interesse

Museu da Lucerna

O Museu da Lucerna nasceu da descoberta em 1994 em Santa Bárbara de Padrões, Castro Verde, antiga Arannis, de um depósito de lucernas romanas que forneceu alguns milhares de exemplares dos séculos I-III d.C. COLEÇÕES...

Casa dos Ovos Moles em Lisboa – Chiado

Cá em Casa damos a provar uma tradição com 5 séculos de História, doces divinos criados nos conventos por religiosas devotas da cozinha: os famosos ovos moles de Aveiro, o celeste, o D. Rodrigo, o fidalgo, o pão de ló de Ovar, o papo de anjo, o pudim abade de priscos,...