Select Page

Fortaleza de São Miguel de Luanda

A “Fortaleza de São Miguel” localiza-se no morro da Fortaleza (antigo monte de São Paulo), nas proximidades da ponte da ilha de Luanda, na comuna e município de Ingombota, cidade e província de Luanda, em Angola.

Além de constituir-se em um “ex libris” da capital angolana, destaca-se pelo fato de constituir-se na única fortificação africana onde foram fundidas peças de artilharia.

Após o assalto holandês a Luanda, em finais de 1624, Filipe IV de Espanha (1621-1640), a 22 de agosto de 1625, mandou constituir uma comissão para estudar a fortificação da cidade. A nova fortificação, ainda em faxina e terra apiloada (“tabique e adobe”) foi iniciada em 1634, com planta no formato quadrangular, com baluartes nos vértices, sob a invocação de São Paulo. 

Em 1876 foi estabelecida na Fortaleza de São Miguel o Depósito de Degredados de Angola, Entretanto, a instituição só começou a funcionar em 1881, após a realização de algumas obras de adaptação para esse fim, como a construção de um edifício de dois pavimentos.

Com a implantação do Estado Novo Português (1933-1974), na década de 1930 foi extinto o Depósito de Degredados e a fortaleza desguarnecida. Nela veio a instalar-se o Museu de Angola, criado pela portaria n.º 6 de 1938, tendo sido feitas as necessárias obras de adaptação, como a colocação de painéis de azulejos em estilo português do século XVII no interior da casamata com cenas da história de Angola e de exemplares da fauna e flora nativos.

Após a Independência, entre 1975 e 1978 a fortaleza funcionou como Estado-Maior General das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA). A partir de 31 de julho de 1978 passou a sediar o Museu Central das Forças Armadas. De 2001 a cerca de 2005 a fortificação voltou a ter utilização militar parcial, sendo integrada no sistema de defesa da área de pontos sensíveis da capital angolana e, finalmente, em 2013, reabriu como Museu. 

Considerada como um dos principais patrimónios edificados da capital e do país, sofreu intervenções de conservação no exterior (1995). Em 1996 foi incluída na Lista Indicativa a Património Mundial da UNESCO.

Contactos

morada Calçada de São Miguel, Luanda, Angola

Pontos de Interesse

Largo do Ambiente

O Largo do Ambiente é composto por duas rotundas, uma praça central e um parque de estacionamento subterrâneo. A rotunda superior tem 2.100 metros quadrados, a praça central 4.700 e a rotunda inferior 2.140, perfazendo um total de 8.940...

Centro Cultural Kilamba

Localizado no Distrito Urbano do Rangel, era o antigo Centro Cultural e Recreativo Maria das Crequenhas. Para “a música genuína de Angola” o Centro Recreativo e Cultural da Kilamba em Luanda é um porto de abrigo, local de...

Parque Nacional da Quiçama

O Parque Nacional da Quiçama ocupa uma área de 9.600 km². Está localizado na província de Luanda,  a 75 km da cidade. Encontra-se limitado pelo rio Kwanza, a norte, desde a sua foz até à Muxima. A sul, pelo rio...