Select Page

Museu Etnográfico da Madeira

No início do século XVII, o Convento de Santa Clara do Funchal, possuía o domínio direto de diversas propriedades no lugar da Ribeira Brava, uma casa térrea na antiga Rua da Bagaceira, denominação seiscentista da artéria onde hoje se situa o Museu Etnográfico da Madeira.

Ocorreram, ao longo dos anos, sucessivas transações das quotas da empresa e, finalmente, em 1974, os herdeiros de João Romão Teixeira, proprietários do edifício, venderam-no à junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal.

O Governo Regional da Madeira decidiu instalar no antigo engenho de aguardente da Ribeira Brava o Museu Etnográfico da Madeira, projetado pelo arquiteto João Francisco Caíres foi inaugurado em 15 de junho de 1996.

O Museu tem como vocação a investigação documentação, conservação e divulgação dos testemunhos da cultura tradicional madeirense. O acervo do Museu integra coleções que abrangem variados aspetos sociais, económicos e culturais do arquipélago da Madeira, sendo a etnografia a sua área de vocação.

A área de exposição permanente encontra-se organizada por temas: atividades produtivas (pesca, ciclos produtivos do vinho, dos cereais e do linho), transportes, unidades domésticas (cozinha e quarto de dormir) e comércio tradicional (mercearia).

Encerra aos domingos e segundas-feiras.

 

Serviços Educativos

A nível pedagógico a instituição procura dar a conhecer, de forma participativa o património etnográfico regional, promover a ligação escola/museu/comunidade, sensibilizar para a importância do conhecimento e preservação do património cultural, despertar o sentido crítico e a sensibilidade estética e incentivar o gosto pela descoberta.

 

Atividades previstas

Visitas orientadas para o 1º, 2º, 3º ciclos do ensino básico e secundário. Guia questionários, jogos e outras atividades divertidas tendo em conta os níveis diferentes de educação e para atender a interesses temáticos a partir da perspectiva de educação não-formal.

Informações e inscrições

As visitas guiadas devem ser previamente marcadas e ainda deve ser confirmada por telefone, fax ou e-mail. Os grupos devem ser acompanhados por um professor ou outro membro responsável. Cada grupo não deve exceder o número máximo de 25 alunos.

Atividade de atelier: Crianças dos 7 aos 12 anos

Loja

O museu possui uma loja, com o mesmo horário de funcionamento. Neste espaço encontram-se à disposição do público as edições do Museu e outras edições de caráter cultural e peças de artesanato genuíno madeirense.

 

Source: Madeira Cultura.

Contactos

morada Rua de São Francisco n.º 24 9350-211 Ribeira Brava

Pontos de Interesse

PR9 B11 – Til de grande tamanho

VOCÊ ESTÁ AO PK 4+ 403 JÁ PERCORREU 4,4 km FALTAM 2,1 km PARA O CALDEIRÃO VERDE  Neste recanto, pode observar um imponente exemplar de til (Ocotea foetens). As árvorees desta espécie são as maiores da floresta...

Museu A Cidade do Açúcar

O Museu a Cidade do Açúcar foi criado pela Câmara Municipal do Funchal, tutelado pela mesma, aberto pela 1º vez ao público a 12 de Outubro de 1996. Está localizado na Praça Colombo, entre as ruas do Sabão e João Esmeraldo, no centro da zona histórica da Cidade. É um...

Ruínas de São Filipe

As ruínas do Forte de São Filipe, também referido como Forte Novo da Praça, está situado entre a ribeira de Santa Luzia e a ribeira de João Gomes, no centro histórico da cidade do Funchal. Foi construído em 1582 para complemento da Fortaleza de São Lourenço e reforço...