Select Page

Museu Henrique e Francisco Franco

A Câmara Municipal do Funchal adquiriu em 1966, aos herdeiros do escultor Francisco Franco, uma parte do seu espólio. Foi na época levantada a hipótese, de expor algumas das suas obras no Museu Quinta das Cruzes.

Em 1972 um novo conjunto de obras dos irmãos Franco volta a ser adquirido pela Câmara Municipal do Funchal, incluindo agora um vasto conjunto de pinturas de Henrique Franco.

Reunindo vários esforços, pôde assim a Câmara Municipal do Funchal, inaugurar um Museu dedicado a Henrique e Francisco Franco, a 7 de setembro de 1987, nas instalações do antigo Auxílio Materno-Infantil, no decorrer da Marca-Festival de Arte Contemporânea.

O Museu foi encerrado em 1995 e reaberto em 1996, mediante trabalhos de conservação e restauro do espólio e reorganização do programa museológico, com a exposição Por Causa de Paris, juntando agora mais algumas obras em depósito da coleção do Museu Quinta das Cruzes e de coleções particulares.

Foi, por razões de impossibilidade da apresentação sistemática e global da coleção, entendida a solução da sua apresentação em exposições temáticas de média ou longa duração, que exploram um aspeto particular da obra dos dois artistas.

Desde 1996, que o Museu criou as condições para incluir no discurso expositivo a organização de um roteiro de visita às esculturas de Francisco Franco dispostas em jardins e praças da cidade do Funchal.

O Serviço Educativo do Museu promove visitas guiadas, atividades temáticas e ateliers de expressão plástica. O Museu dispõe de uma pequena loja.

Encerra aos fins de semana e feriados.

 

Bilhetes:

Normal – 3,86€

Terceira Idade e Jovens dos 11 aos 17 anos – 1,86€

Visitas de Serviço Educativo – Gratuito.

 

Source: Madeira Cultura.

Contactos

morada Rua João de Deus, nº 13 9050-027 Funchal

Pontos de Interesse

Paiol

Os incêndios ocorridos no centro do Funchal em julho de 1594, que queimaram mais de 100 casas dos quais ficaram os topónimos das Ruas da Queimada de Cima e da Queimada de Baixo. Nasceu a necessidade de se construir um paiol para armazenar a pólvora, este foi mandado...

PR6 B1 – Ribeira do Alecrim

VOCÊ ESTÁ AO PK 0+524 JÁ PERCORREU: 0,5 km FALTAM: 2,8 km PARA O RISCO E 4,1 km PARA AS 25 FONTES   Sobre a Ribeira do Alecrirm Encontra-se numa zona de transição, entre o urzal de altitude e a Floresta Laurissilva Húmida,...

Forte de São Bento

Datado do século XVIII, o Forte de São Bento foi construído com o objetivo de defender a costa e o ancoradouro. Atualmente alberga um Posto de Informações Turísticas. O Forte de São Bento foi mandado construir em 1708 pelo então Governador da Madeira, Duarte Sodré...