Select Page

Central Tejo

A Central Tejo foi uma central termoelétrica, propriedade das Companhias Reunidas de Gás e Eletricidade (CRGE), que abasteceu de eletricidade, toda a cidade e região de Lisboa.

Está situada em Belém, Lisboa, e o seu período de atividade produtiva está compreendido entre 1909 e 1972, se bem que a partir de 1951 tenha sido utilizada como central de reserva, produzindo apenas para completar a oferta de energia das centrais hídricas.

Em 1975 foi desclassificada, saindo do sistema produtivo. Ao longo do tempo sofreu diversas modificações e ampliações, tendo passado por contínuas fases de construção e alteração dos sistemas produtivos.

Após o encerramento e nacionalização das companhias eléctricas, decidiu-se dar uma nova vida a esta antiga central termoeléctrica, reabrindo-a com fins culturais. Em 1986 constituiu-se a primeira equipa responsável pelo Museu, que em 1990, abriu as suas portas ao público.

Entre 2001 e 2005 o Museu sofreu uma reestruturação profunda, desde todo o património arquitectónico até ao conteúdo museológico. Finalmente, em 2006 o museu reabriu as portas, mas agora com um novo tipo de museologia, muito mais pedagógica e dinâmica.

Encerra às terças-feiras.

Transportes:

Autocarro: 728

Comboio: Estação de Belém.

Barco: Estação Fluvial de Belém.

Contactos

morada Av. Brasília, 1300-598 Lisboa

Pontos de Interesse

British Bar

Inspirado nos concorridos pubs britânicos, foi fundado em 1919, tornando-se mais tarde ponto de encontro de artistas, entre eles José Cardoso Pires que o lembra em 1997 no seu livro Lisboa. Livro de Bordo. O bar que também serviu de cenário para o premiado filme A...

Dois Corvos Cervejeira

A Dois Corvos Cervejeira foi fundada pelo casal Susana Cascais e Scott Steffens em outubro de 2013. Por essa altura não havia nenhuma fábrica de cerveja artesanal em Lisboa, e ambos fundaram a empresa com a intenção de partilhar uma nova...

PI G by Bordalo II

Esta é uma grande escultura nova que é intitulada “Porco”. Como é costume com Bordalo II, este trabalho foi construído e criado usando lixo e materiais encontrados reunidos localmente através de lixeiras e centros de reciclagem. Fonte: Bordalo II site...