A Igreja Matriz de Valongo, implementada no lugar onde se erguera a primitiva igreja, demolida por ameaçar ruína, começou a construir-se em 1794 por autorização de D. João VI, regente do Reino, e levou mais de meio século para ver as suas obras concluídas.
Em 1809, serviu de quartel-general aos invasores franceses, e só em 1823 foi celebrada a primeira missa no novo templo.
Planta longitudinal, composta de nave única e capela-mor rectangular com duas torres sineiras adoçadas no alinhamento do frontispício cobertas por uma cúpula de gomos assente sobre um pequeno tambor facetado. A fachada, de estrutura granítica e panos revestidos a azulejo branco, inclui cenas figurativas azuis do martírio de S. Mamede. No interior destacam-se as pinturas murais das paredes e abóbada e o pavimento de mármore junto da capela-mor. Inclui de ambos os lados um varandim de ferro assente sobre a cornija que coroa o entablamento das pilastras.
No seu interior, guarda um riquíssimo espólio artístico que se foi reunindo ao longo dos dois séculos de existência, mas também alguns testemunhos dos séculos XVII e XVIII que passaram da igreja primitiva.
Pontos de Interesse na proximidade: Câmara Municipal de Valongo; Casa do Anjo/ Casa do Anjo S. Miguel; Casa dos Nova/ Museu e Arquivo Municipal.
Recent Comments