Select Page

Pelourinho manuelino de Candosa

O pelourinho de Candosa data do séc. XVI, cronologia que não surpreende, uma vez que esta povoação recebeu foral manuelino em 12 de setembro de 1514. O pelourinho é composto por um soco de dois degraus de secção quadrangular onde se ergue um fuste de secção octogonal, sobrepujado por um capitel cónico, rematado por uma composição bolbosa. Considerado imóvel de interesse público pelo Dec. N.º 23 122, DG 231, de 11. 10. 1933.

Contactos

morada

Pontos de Interesse

Sepulturas antropomórficas

Apesar de existirem por outros locais da freguesia,  destaca-se um conjunto situado em terrenos privados, mas de acesso público, num pequeno caminho situado atrás da escola primária de Midões. Aqui se encontram quatro sepulturas escavadas na rocha.

Casa de João Brandão

É no Casal da Senhora encontramos marcas daquele que veio a ser uma das mais ilustres figuras da Beira Alta – João Brandão. Casal da Senhora é uma pequena aldeia com o seu centro histórico recuperado, compondo-se com a casa onde nasceu e viveu João Brandão, o...

Rio Mondego (margens)

O rio, que aqui se transforma em albufeira, é propicio aos desportos náuticos, mas também á fruição das águas e dos vários caminhos que se podem percorrer para chegar ao topo da pedra e passar pela via romana.