Select Page

Malacate do Poço Viana

Malacate é uma palavra de origem espanhola, utilizada apenas nas minas da Faixa Piritosa Ibérica e que designa o elevador existente no poço de mina.

Os primeiros malacates que foram construídos nas minas de Aljustrel, em meados do séc. XIX, eram movidos a muares, posteriormente foram construídos malacates, também com estrutura de madeira, mas acionados por máquinas a vapor alimentadas a lenha ou a carvão e, mais tarde, com motores de gás pobre. Por último apareceram os malacates com estrutura metálica, acionados por motores elétricos. Foi durante largos anos o principal poço de acesso à Mina de Algares.

O nome Viana com que foi batizado este malacate, deriva do apelido de Francisco Vianna, administrador da Casa Bancária Fonseca, Santos & Vianna em finais do séc. XIX, proprietário da concessão mineira e sócio dos capitalistas belgas que criaram a Société Anonyme Belge des Mines d’Aljustrel.

Contactos

morada

Pontos de Interesse

Praça de Touros de Aljustrel

A tradição da tourada em Aljustrel vem de longa data, contudo, conforme se pode verificar pelas notícias de jornais da época que as descrevem, estas touradas eram mais divertimentos do que propriamente touradas, tal como são conhecidas hoje. Em 1862 “O Bejense” dá...

Albufeira do Roxo

A Barragem e Albufeira do Roxo localizam-se nos concelhos de Aljustrel e Beja, na Bacia do Sado. A barragem, do tipo misto (terra e betão), foi inaugurada em 1968, pela Direção Geral dos Serviços Hidráulicos, tendo sido, em 1970, transferida para a responsabilidade da...