Select Page

Chaminé da Transtagana

Esta instalação industrial fazia parte de um conjunto mais amplo de 3 chaminés, projetadas pela Companhia de Mineração Transtagana no séc. XIX, durante o período em que esta empresa foi concessionária das minas de Aljustrel.

Por falta de documentação da época, desconhece-se, ainda hoje, a funcionalidade destas Chaminés. Contudo, a hipótese mais plausível, seria a de serem utilizadas como chaminés de sulfuração que aproveitavam os gases libertados pela queima da pirite, para a produção de anidrido sulfuroso, utilizado posteriormente na cementação para a obtenção de cobre.

Uma vez que a queima da pirite a céu aberto provoca a libertação de gases muito tóxicos, esta companhia mineira transferiu o tratamento do minério para o Monte das Pedras Brancas, local isolado a cerca de 10km da vila de Aljustrel, evitando, assim, problemas com as populações, pelo que, muito provavelmente a chaminé nunca terá tido utilização, mas permanece como um documento patrimonial de um tipo característico de mineração hoje abandonado.

Contactos

morada

Pontos de Interesse

Ermida de S. Pedro (Messejana)

Situada sobre uma pequena elevação nos arredores, a NO da vila, a cerca de 20 metros do lado direito da estrada que liga Messejana à ermida de Nossa Senhora da Assunção, apresenta a fachada orientada para esta via. Segundo a tradição oral, o edifício terá começado a...

Malacate do Poço de S. João do Deserto

Malacate é uma palavra de origem espanhola, utilizada apenas nas minas da Faixa Piritosa Ibérica e que designa o elevador existente no poço de mina. Foi no poço de São João que foi montado o 1º malacate, com estrutura de madeira e movido a muares, servia apenas para...