O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou hoje, na Fajã Grande, nas Flores, o investimento de cerca de 150 mil euros na manutenção e gestão das zonas balneares da Região, bem como no programa de monitorização das águas balneares.
Gui Menezes referiu que existem nas Flores nove zonas balneares classificadas no Plano de Ordenamento da Orla Costeira, sendo que cada concelho desta ilha tem proposto anualmente a identificação de uma água balnear, nomeadamente a Fajã Grande, nas Lajes, e a zona balnear de Santa Cruz, que “são alvo de monitorização por parte da Direção Regional dos Assuntos do Mar”.
“Estas duas águas balneares têm tido qualidade excelente”, afirmou o Secretário Regional, acrescentando que também são monitorizadas mais quatro águas balneares na ilha das Flores, nomeadamente a Praia da Calheta, nas Lajes, e o Porto de Ponta Delgada, o Porto do Boqueirão e a Poça das Salemas, em Santa Cruz.
“Os resultados da monitorização destas quatro águas têm sido classificados como ‘água própria para banhos’”, frisou Gui Menezes.
O Secretário Regional destacou o “empenho” do Governo dos Açores em “garantir as condições de usufruto em segurança das zonas balneares” existentes em todas as ilhas, contribuindo para a criação das “condições necessárias” para que todas as ilhas do arquipélago possuam, pelo menos, uma zona balnear galardoada com a Bandeira Azul.
Durante o programa de monitorização deste ano foram efetuadas 400 análises de águas balneares identificadas e 173 análises de águas balneares não identificadas.
Gui Menezes referiu ainda o apoio financeiro do Executivo açoriano “ao longo dos últimos anos” na formação de nadadores-salvadores no arquipélago, salientando que a Direção Regional dos Assuntos do Mar (DRAM) “poderá apoiar os custos de formação para os nadadores-salvadores que exerçam funções nas ilhas das Flores e do Corvo”.
“À semelhança do ano passado, apoiámos a inscrição dos formandos, incentivando, deste modo, o reforço do número de nadadores-salvadores nas zonas balneares do arquipélago”, afirmou, referindo que este ano foram realizados quatro cursos de nadador-salvador nas ilhas de São Miguel, Santa Maria, Terceira e Faial.
Este ano, o investimento da DRAM nestes cursos foi de cerca de 3.000 euros, tendo o Secretário Regional garantido que “será mantido o investimento para incentivar jovens de todas as ilhas a exercer a função de nadador-salvador e melhorar, assim, a segurança da nossa oferta balnear”.
Gui Menezes destacou ainda o “prolongamento da época balnear nas zonas balneares aprovadas para este ano que estão sob gestão da Direção Regional dos Assuntos do Mar”, defendendo que esta decisão veio “contribuir para a segurança dos banhistas, uma prioridade para quem utiliza estes espaços”.
“Uma rede de zonas balneares bem gerida é um ativo central para todos os banhistas”, defendeu.
O Secretário Regional referiu ainda que o Governo dos Açores “está disponível para continuar a colaborar com as autarquias na requalificação das zonas balneares, comparticipando financeiramente as intervenções necessárias ao seu melhoramento”.