Select Page

Jornadas Ibero-Americanas de Arquivos Municipais 2016

“Reinventando os arquivos no século XXI” é o tema das Jornadas Ibero-Americanas de Arquivos Municipais, promovidas pelo Arquivo Municipal de Lisboa, nos dias 1, 2 e 3 de junho de 2016, na Fundação Calouste Gulbenkian. A iniciativa integra as comemorações do Dia Internacional dos Arquivos, celebrado a 9 de Junho e tem por objetivo promover a partilha de experiências entre as várias instituições congéneres e o mundo académico.

Os arquivos contemporâneos há muito que deixaram de ser espaços fechados, abrindo-se a toda a sociedade. A sua função estratégica e transversal dentro das organizações, cria novos desafios que os profissionais e as instituições têm de enfrentar, e sobre os quais importa refletir de forma global. Partindo destes pressupostos, e preparando um debate em torno destas questões, as Jornadas Ibero-Americanas contam com a participação de 16 instituições representadas por peritos portugueses, espanhóis e da América Latina com trabalho de relevo na área dos Arquivos.

Com entrada livre, estes três dias de jornadas são um convite aberto aos profissionais das ciências da informação e a todos aqueles que se interessam pela temática e pelos novos desafios a enfrentar.

A iniciativa tem inscrição obrigatória até ao próximo dia 22 de maio, sujeita a confirmação e condicionada à lotação da sala. 

 

Da Comissão de Honra do evento fazem parte o presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, Artur Santos Silva, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, o diretor-geral da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre de Almeida Lacerda, e a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto.

 

Programa

Formulário de inscrição

Pontos de Interesse

A Mão-de-Olhos-Azuis de Cândido Portinari

Está patente, até 27 de maio, no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, em Lisboa, a exposição de Cândido Portinari – A Mão-de-Olhos-Azuis, com a curadoria de Maria de Aires Silveira e o apoio dos Amigos do Museu do Chiado.“As obras apresentadas...

A Natureza de Lisboa

Como nasce uma cidade?… no meio da natureza… Em que meio natural nasceu Lisboa?… a partir da natureza… Quais as matérias-primas usadas e onde as descobrimos?… como espelho da natureza… Onde está representado o mundo natural na nossa cidade? Umas vezes a natureza...

Curso de condução de bicicleta em meio urbano

Curso de condução de bicicleta em meio urbano para pessoas que já esqueceram ou não sabem andar de bicicleta. Maiores de 14 anos| Altura mínima 1,55m. 6, 13 e 20 de maio | 1º grupo 8h30 – 10h30 | 2º grupo 10h30 -12h30 Inscrição até dia 3 de maio...