Select Page

Cerâmicas de Hein Semke. Doação Teresa Balté

O Museu Nacional do Azulejo tem patente até 30 de outubro, a exposição temporária Cerâmicas de Hein Semke. Doação Teresa Balté.
Escultor, ceramista, pintor, desenhador e gravador, Semke deixou-nos uma poderosa obra cerâmica, de forte pendor expressionista radicado na sua cultura alemã. Hein Semke (1899-1995) nasceu em Hamburgo e, após uma primeira visita em 1929, radicou-se em Portugal em 1932, onde viveu até à sua morte. Semke deixou-nos uma poderosa obra cerâmica,de que o Museu Nacional do Azulejo apresentou uma retrospetiva em 1991.
Em 2015, a coleção do Museu foi enriquecida com u ma importante doação de obras cerâmicas deste artista, num total de 209 peças, feita por Teresa Balté. Deste significativo conjunto de esculturas, bustos, máscaras, jarras, jarrões, travessas, placas e pratos, entre outras tipologias, testemunho de uma obra ímpar na cerâmica moderna de autor, produzida em Portugal no século XX, mostra-se agora uma seleção muito representativa, visando celebrar e divulgar a doação.

Pontos de Interesse

Metallica – Worlwired Tour

Os Metallica regressam a Lisboa com a digressão “WorldWired Tour”. O grupo norte-americano retorna assim a Portugal no início do próximo ano, a 1 de Maio de 2019, no Estádio do Restelo. Ghost e Bokassa vão fazer as primeiras partes da digressão.

Em Cartaz

Mostra de cartazes de propaganda e publicidade daColeção do Arquivo Iconográfico da FPC, que divulga o ponto de vista estético, sobretudo dodesign gráfico publicitário e, de algum modo,a mensagem ideológica, quer nos anos do regime do Estado Novo como no período pós...

QUEM SE LEMBRA DOS ROBERTOS?

Em Portugal chamam-se Robertos aos fantoches de luva e Roberto é também o protagonista da maioria das suas histórias. D. Roberto é descendente da grande família europeia de Polichinelos, mas ao contrário dos seus parentes europeus D. Roberto não tem um tipo físico...