Select Page

Diálogos Imaginados, Rafael Bordalo Pinheiro e Paula Rego

Nos 100 anos do Museu Bordalo Pinheiro, Paula Rego regressa a Lisboa para uma conversa imaginada com o artista. E oferece um depoimento em filme.
A exibição, comissariada por Pedro Bebiano Braga, coloca em diálogo a obra destes dois artistas portugueses, procurando dar a ver como o trabalho de Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905), desenhador humorista e ceramista, se encontra referenciado na narrativa pictórica de Paula Rego (1935).
Embora sejam obras artísticas de tempos diferentes da contemporaneidade – distantes quase um século – ambas fazem a crítica visual da sociedade e da política, e, no caso de Paula Rego, sobretudo das relações humanas. Impregnados de crítica subversiva e de humor mordaz, encontramos temas comuns aos dois artistas a preencherem parte importante do espaço no discurso expositivo.
Mas se existe a sugestão de humor irónico nestas obras, não haja ilusões, por detrás de uma primeira abordagem está um mundo de enigmática violência, tal como por detrás do humor de Rafael Bordalo está, muitas vezes, uma profunda tristeza.
Para esta exposição, Nick Willing filmou um depoimento da mãe, Paula Rego, sobre Rafael Bordalo Pinheiro, que acompanhará a exibição da exposição.
[fotografias de Humberto Mouco/CML-ACL] 

Pontos de Interesse

diego velásquez – sibila

Relacionada com o estilo de outras obras de Velásquez da década de 1630-1640, esta pintura do Museu do Prado representa uma das Sibilas, personagens da mitologia greco-romana a que se atribuíram poderes divinatórios. O objeto que ela segura (uma prancha ou uma tela) é...

Sons Pela Cidade | 2ª Edição

A Câmara Municipal de Lisboa em parceria com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e diversas Juntas de Freguesia da cidade organiza a 2ª Edição do programa Sons Pela Cidade que decorrerá durante o mês de abril.Trata-se, de um ciclo de sete espetáculos de música de...