Select Page

EDGAR MARTINS

Silóquios e Solilóquios sobre a Morte, a Vida e outros Interlúdios é o mais recente projecto de Edgar Martins. Trata-se de um trabalho desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF), de Portugal, entre 2013 e 2016.
Este projecto propõe escrutinar, expor e colocar em tensão muitas das contradições e problemas inerentes à representação e conceptualização da morte, em particular a morte violenta, ao mesmo tempo que tenta compreender o papel da fotografia deste processo.
Através de uma abordagem simultaneamente objectiva e especulativa, o trabalho faz uso de um conjunto vasto e diversificado de processos visuais – fotografias, apropriações, imagem de arquivo, projecções, instalação e texto – mantendo sempre uma base conceptual e filosófica firmemente ancorada em pensadores como Barthes, Kagan, Secret, Luckhurst, Kulber-Ross, entre variadíssimos outros.Silóqios e Solilóquios sobre a Morte, a Vida e outros Interlúdios é um projecto que encara a fotografia como um meio híbrido, estruturado em torno de tensões conceptuais, permitindo-nos assim confrontar-nos com a fragildade dos nossos sistemas perceptivos e cognitivos.
Este trabalho faz parte de um projecto transectorial que inclui variadíssimos eventos públicos, como palestras e mesas redondas, assim como um ciclo de exposições originais e complementares a apresentar em instituições como a Open Eye Gallery (Liverpool, Jan-Mar 2016), MAAT (Lisboa, Jun – Out 2016), Galeria Cristina Guerra (Lisboa, Set – Nov 2016) e Centro Internacional de Arte José de Guimarães (Guimarães, Jan – Abr 2017).Silóquios e Solilóquios sobre a Morte, a Vida e outros Interlúdios será editado pela editora britânica The Mouth House em Outubro próximo e contará com ensaios de Sérgio Mah, Timothy Secret e Roger Luckhurst.

Pontos de Interesse

Miranda Got Talent

No dia 9 de julho, os mais novos irão mostrar os seus talentos no largo D. João III. Esta atividade é desenvolvida no âmbito das Férias Ativas promovidas pela autarquia.

Delfim Santos: o filósofo do diálogo

Delfim Pinto dos Santos (1907–1966) nasce no Porto, na Freguesia da Sé, a 6 de novembro de 1907. Em 1927, conclui os Cursos Complementares de Ciências e de Letras, e em 1931 licencia-se em Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras da sua cidade natal, onde...

Reparar e preparar: o Euro e o crescimento depois do Brexit

Com quase 60 anos de história, a União Europeia (UE) tem sido assombrada por uma sucessão de crises. A economia europeia passou por uma década perdida. Os níveis de crescimento e de investimento permaneceram baixos, enquanto a dívida e o desemprego chegaram a níveis...