Este projecto de Edgar Martins começou a estruturar-se no decurso de uma pesquisa no Instituto de Medicina Legal de Lisboa. Ao longo de três anos, Edgar Martins realizou mais de 1000 fotografias e digitalizou mais de 3000 negativos do vasto e extraordinário espólio do IML. Uma parte significativa destas imagens representa provas forenses, nomeadamente de objectos e de armas usados em crimes e suicídios, mas também de locais de crime, máscaras fúnebres, balas, cartas de suicidas e de actividades inerentes ao trabalho do médico-legista. Porém, a par destas fotografias, Edgar Martins começou também a recuperar imagens do seu arquivo ou a produzir novas fotografias sobre outros assuntos, pensadas como contraponto visual, narrativo e conceptual.
Deste modo, o tema da morte é aqui explorado através de uma articulação produtiva entre registos documentais e factuais (vinculados a casos reais e cumprindo as exigências científicas e funcionais do IML) e imagens que procuram incitar o potencial especulativo, ficcional e imaginário em torno do tema. Neste sentido, Siloquies and soliloquies on death, life and other interludes é um trabalho que se propõe a perscrutar as tensões e as contradições inerentes à representação e imaginação da morte, em especial da morte violenta, e correlativamente sobre o papel decisivo mas profundamente paradoxal que a fotografia – nas suas implicações epistemológicas, estéticas e éticas – tem exercido na sua percepção e inteligibilidade.
Este trabalho marca igualmente uma transição significativa na trajectória criativa de Edgar Martins, depois de projectos anteriores nos quais sobressaía a homogeneidade formal e uma maior incidência de temáticas em torno da tecnologia, da arquitectura, da paisagem e da noção de lugar. Neste novo projecto inclui-se um conjunto mais vasto e diversificado de tipos e processos visuais – fotografias, apropriações, projecções, instalação, texto – assinalando uma crescente inclinação do artista por uma perspectiva mais híbrida e expandida da prática da fotografia e da experiência das imagens.
Pontos de Interesse