Select Page

ANTONIO BALLESTER MORENO

A pintura de Ballester Moreno afirma-se numa zona de confluência entre o popular e o erudito. 
Se por um lado as formas representadas na sua pintura remetem maioritariamente para símbolos de expressão universal facilmente identificáveis e com referências diretas à natureza, por outro lado encontramos uma revisitação de vocabulários mais sofisticados que serviram anteriormente de fonte a autores do inicio e mediados do século XX.
Se nalguns casos as suas referências parecem ter origem na representação simbólica de tribos africanas, noutros casos remetem-nos para composições geométricas atribuíveis a civilizações do norte de África e Médio Oriente, e noutros ainda, apenas e só para planos e cores sem qualquer referente. Cubistas, fauvistas, concretos e neo-concretos trataram destes temas isoladamente, Ballester Moreno usa-os indistintamente. 
Neste sentido poderia afirmar-se que as suas pinturas funcionam como decantadores de realidades complexas que desejam filtrar, até encontrar a essência das formas dos objetos que representam.
Os triângulos são montanhas, os círculos são luas ou sois, os azuis são mares ou céus, os verdes são prados, a árvore é uma árvore e o vermelho é, neste caso, a exceção que confirma a regra.
Antonio Ballester Moreno nasceu em Madrid em 1977, onde vive e trabalha. É considerado uma figura chave entre a nova geração de artistas espanhóis. O seu trabalho está representado em inúmeras coleções institucionais e privadas e a sua obra foi incluída na monografia Vitamin P2, editada pela Phaidon no ano 2012.

Pontos de Interesse

The Swimming Pool Party

Mónica Garnel regressa ao São Luiz com o espetáculo que estreou neste Teatro em 2018.A partir do universo de Agatha Christie, este espetáculo é também uma festa, onde espectadores e atores são testemunhas e cúmplices de um crime. Dress code: Cocktail.Texto | Ricardo...

Uma história de duas cidades – Lisboa e Edimburgo

Lisboa e Edimburgo têm uma longa e muito rica história. A exposição desenvolvida em parceria pelo Museu de Lisboa com a Nomad Exibitions e a Historic Environment Scotland apresenta perspetivas comparativas sobre o passado e o presente das duas cidades, desde a sua...

Curso de Dança Clássica Indiana Kathak

Período: Outubro – Dezembro 2016 (Início da aula – 4 de Outubro) Local: Comunidade Hindu Portugal Nível Iniciado: 3ª 19h -20h ou 6ª 19h30 – 20h30 Nível Intermédio: 3ª 20h – 21h ou Sábado :11h30h – 12h30 Preço: 60€ (10 sessões,uma vez por semana ) Nota: No final do...