Select Page

Interculturalidade IN Memorian

A exposição INterculturalidade / IN MEMORIAM – de desenhos, fotografias, montagens, objetos devocionais, documentos iconológicos, registos iconográficos, cartografia, etc. – tem como objetivo principal dar a conhecer personalidades de origem estrangeira, ligadas ao Cemitério dos Prazeres, em Lisboa. 
A mostra incorpora espaços dedicados a entidades internacionais – distintos arquitetos artistas, escultores e músicos; entre outros – os quais deixaram marcas na sociedade e na cultura de Portugal e neste Cemitério da capital.
A Exposição abre igualmente as portas à estatuária, à simbologia fúnebre e a algumas curiosidades que integram o legado tangível deste Cemitério, relacionadas com o tema principal desta mostra. 
Releve-se o espaço expositivo dedicado a Pedro Folque – pai – (Catalão) e Felipe Folque – filho –, ambos sepultados neste cemitério, impulsionadores da Cartografia de Portugal com destaque para a de Lisboa. A reprodução da planta cartográfica do Cemitério dos Prazeres refere-se à implantação deste recinto, gizado em 1833. 

Pontos de Interesse