Select Page

JOSÉ DE ALMADA NEGREIROS

A Fundação Calouste Gulbenkian recebe, a partir de 3 de fevereiro, aquela que é, em 25 anos, a primeira grande exposição dedicada a Almada Negreiros.

A mostra, organizada em sete núcleos temáticos, reúne mais de 400 obras do artista, algumas delas inéditas, e propõe um olhar inovador sobre a presença de Almada na história do modernismo português.

Defensor de que a arte da modernidade deveria ser encontrada um pouco por todo o lado, fosse em edifícios públicos, nos teatros e cinemas, nas ruas, ou nos desenhos e grafismos que ilustram os jornais, Almada entendia que cada obra, gesto ou atitude fazia parte doespetáculo que o artista teria por missão apresentar perante o público.

EmUma Maneira de Ser Moderno, é possível ficar a saber mais acerca do modo como Almada elegeu e revisitou temas e como trabalhou os diferentes suportes e meios. Nesta mostra, a pintura e o desenho apresentam-se em estreita relação com os trabalhos que o artista fez em colaboração com editores, músicos, arquitetos, cenógrafos e encenadores.

A presença marcante do cinema e a persistência da narrativa gráfica ao longo da sua obra, bem como trabalhos e estudos inéditos que dão a conhecer diferentes facetas do processo do trabalho artístico de Almada, também estarão em destaque na exposição.

Pontos de Interesse

Belém Cinema OS 10 MANDAMENTOS”

Sessenta anos após a sua estreia, e numa versão restaurada digitalmente em 4K, este icónico e aclamado filme baseado na Bíblia, e que desde 1973 é transmitido todos os anos na época da Páscoa pelo canal americano ABC, será exibido no Grande Auditório do Centro...

Belém Voleibol 2019 | 27ª edição

o Jardim Vasco da Gama será mais uma vez o palco escolhido para receber um dos torneios de maior referência do voleibol de relva em Portugal. Espera-se uma grande festa, com jogos competitivos e muita diversão.Inscrições na sede ou delegação da Junta de Freguesia de...