Uma das principais causas do desequilíbrio ecológico deve-se ao afastamento do ser humano da natureza, é urgente religar a humanidade e educar para uma consciência verdadeiramente ecológica.
A ecoalfabetização envolve ensinamentos que vão para além do aumento de conhecimentos da pessoa, mas incentivam o desenvolvimento de habilidades e valores que orientarão e motivarão para estilos de vida sustentáveis. Uma aprendizagem contínua, interdisciplinar, com parcerias num ambiente multicultural e afirmativo. A Educação Ambiental apresentada hoje deve construir sobre a curiosidade natural das crianças/jovens/adultos e sobre o entusiasmo pela exploração, com programas que descubram a natureza pela ciência, matemática, leitura, escrita, arte…, tecendo juntas com a investigação prática e encorajando a avaliação crítica dos problemas e das soluções.
A tertúlia sobre Ecoalfabetização pretende ser um momento de reflexão e partilha sobre a educação ambiental, a sua prática e a sua eficácia.
Numa altura em que o Ministério do Ambiente discute “O Caminho para uma Estratégia Nacional de Educação Ambiental” não fiques indiferente e deixa também a tua pegada.
Local: Casa da Horta – Porto
Rua de Sao Francisco 12A
Dia: 1 de Março
Horário: 21h
Entrada livre