Select Page

UM OLHAR REAL

O Palácio Nacional da Ajuda revela ao público, pela primeira vez, a faceta artística da rainha D. Maria Pia, nas vertentes do desenho, aguarela e fotografia. No seu conjunto, a obra, de uma heterogeneidade evidente, revela simultaneamente aspetos de uma qualidade que pode surpreender.

Tendo apreendido, enquanto jovem princesa, os rudimentos do desenho e da aguarela, foi em Portugal, já rainha, que aprimorou a técnica e desenvolveu o sentido estético e artístico, que estendeu mais tarde à fotografia. A feminilidade transmitida em algumas temáticas caminhou, no tempo, a par de uma sensibilidade para a vida que a rodeava e que ela passou à arte, sem perder os ecos das evoluções, dos movimentos inovadores que se sucediam no país e no estrangeiro.

Rendida a um naturalismo muito português, não deixou de incorrer por vezes num bucolismo romantizado que a sua vontade determinou. Foi uma rainha artista, amadora e intimista, que desenhou, pintou e fotografou para si e para os que de mais perto com ela conviveram.

Pontos de Interesse

UMA HISTÓRIA NO VERÃO

Apesar de estarmos em plena época de verão, os mais novos podem dar um pulinho à Biblioteca e ouvir boas histórias. Uma História de Dedos | M/2 “Nós, os dedos, quando gostamos de alguém, somos só festas e carinhos. Quando nos zangamos, arranhamos a valer....

Brunch Electronik Lisboa'19

Os domingos de verão são mais animados com o Brunch Electronik, um evento ao ar livre com bom ambiente. As sessões são à luz do dia e o objetivo é aproximar os amantes da música eletrónica tanto dos artistas internacionais nacionais. Aqui também há espaço para os mais...