Select Page

Pagliacci” e “Der Zwerg” | Ópera

Trinta anos exatos separam o verismo de Pagliacci (1892) do expressionismo de Der Zwerg (1922).
Se Leoncavallo, também ele um homem de letras, escreveu o libreto para Pagliacci inspirado num incidente da sua infância, é provável que o desfecho dramático da relação de Zemlinsky com Alma Schindler – futura sra. Mahler – tenha encontrado um paralelo irónico num conto de Óscar Wilde e inspirado o compositor para o libreto da sua ópera Der Zwerg onde uma infanta ludibria um anão, fazendo-o acreditar no seu amor apesar da aparência física.
Tal como em Der Zwerg a infanta Donna Clara se cansa do seu brinquedo vivo de triste figura, também Nedda, em Pagliacci, repele o palhaço Canio, preferindo-o a Sílvio. E assim os dois homens descobrem a dolorosa recusa do amor que só a morte conseguirá resgatar.

31 de março, 4, 6, 8 de abril | 20h00; 2 de abril | 16h00

Libreto| Ruggero Leoncavallo / Georg Klaren
Encenação | Nicola Raab
Direção Musical | Martin André

CORO DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
Maestro titular | Giovanni Andreoli
ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
Maestrina titular | Joana Carneiro

+info

Pontos de Interesse

ULISSES DE VOLTA À CASA PARTIDA

“Ulisses de volta à Casa Partida” é um espetáculo sobre viagens, mitos e heróis. Sobre a urgência de partir e a necessidade de voltar. Concebido como um jogo, o espetáculo propõe-se a abordar o imaginário poético da Odisseia e compreende vários perigos,...

Festival Música Viva 2017

Maio marca o regresso de mais umFestival Música Viva, um evento que fomenta e divulga a criação musical contemporânea. Com organização da Miso Music Portugal, o festival celebra este ano a sua 23.ª edição, continuando a apostar nos compositores e intérpretes...