Select Page

APICHATPONG WEERASETHAKUL e JOAQUIM SAPINHO

No século XXI, a relação entre artes plásticas e cinema é um tópico crucial dos debates culturais. Artistas que fazem filmes, cineastas que fazem exposições, filmes que são instalações, imagens que são esculturas.

Criadores oriundos, por formação ou carreira, da área do cinema ou das artes plásticas trabalham, ao mesmo tempo, objetos e imagens, fixas ou em movimento, testando os limites mais avançados da imaginação e da liberdade — ou seja, da arte.

Os filmes de Apichatpong Weerasethakul — comoBlissfully Yours,O Tio Boonmee, que se Lembra das Suas Vidas Anteriores (Palma de Ouro 2010, Cannes) ouCemitério do esplendor — e de Joaquim Sapinho —Corte de Cabelo,Mulher PolíciaouDeste Lado da Ressurreição — produziram momentos únicos que ajudaram a redesenhar a paisagem visual de hoje.

O ponto de partida deLiquid Skin é o próprio espaço da Sala das Caldeiras, marcado por uma relação excecional entre interior e exterior, já que o museu é inseparável da visão exterior do rio e da luz de Lisboa.

O desafio de juntar os dois autores é concretizado sob o signo da luz, porque é ela que desenha o espaço e que permite a existência de imagens, incluindo as das coisas que não se podem ver.

Tal como a água ou o fogo, a luz dilui as fronteiras da superfície dos corpos permitindo todas as suas metamorfoses: o ciclo eterno da renovação.

Pontos de Interesse

Um espetáculo para os meus filhos

Diz o velho dinossauro: “ – A política, parece-me, é uma coisa do presente, apontada ao futuro. Tal como os meus filhos. Caminham todos os dias para um futuro que me parece cada vez mais ameaçador e menos interessante. Fecho os olhos e assusto-me. Mas, às vezes,...

Festival CIOFF® Culturas Mediterrânicas

Durante 5 dias 12 países, 400 artistas, 100 artesãos e produtores regionais,100 técnicos, 25 conferencistas e cerca de 100 atividades trazem a Lisboa os sabores e saberes do Mediterrâneo. ESPECTÁCULOS DE WORLD MUSIC 12 SETEMBRO Rabih Abou-Khalil e Ricardo Ribeiro...

Ennio Morricone

Dulce pontes é a convidada especial das próxmas datas da tour. A digressão mundial de despedida de Ennio Morricone dos palcos vai passar por Portugal dia 06 de maio, com um concerto em Lisboa na Altice Arena. O espetáculo, que será conduzido pessoalmente pelo maestro...