Select Page

Oficinas para Pais e Filhos

As Rotas do Comércio
Todos os dias, centenas de cargueiros cruzam os mares e oceanos, transportam aquilo de que necessitamos e que valorizamos.
No Museu do Dinheiro é possível recuar no tempo, do Império Romano ao séc. XIX, com um diário de bordo na mão e aí explorar terras, navegar por mares e traçar novas rotas comerciais. A carga é diversa, vinho, azeite, especiarias e até ouro, mas há uma pergunta em comum: quanto estás disposto a pagar? Trocarias ouro por sal?
25 mar: 10h30

O Gosto do Colecionador
Recoletor, respigador, acumulador, ajuntador, enciclopedista. Colecionador! Obras de arte, antiguidades, velharias, raridades, quinquilharia. Coleções! Estas palavras dizem-te alguma coisa? Além de conhecer a coleção do Museu do Dinheiro, nesta atividade conhecemo-nos a nós mesmos. Porque colecionamos? Como o fazemos, o que se coleciona e como se organizam coleções? Com tantas ideias, não era de as transformar também numa coleção?
21 jan: 15h, 11 fev, 8 abr: 10h30

A Arte e o Dinheiro
Ao longo da história as várias formas de arte, como a pintura, a escultura ou a música, tiveram muitos estilos. Cada estilo define o modo de
representar de uma época e está relacionado com o ambiente histórico, social, religioso e artístico. Nesta atividade veste-se o fato de connaisseur para reconhecer a arte das moedas e das notas. Primeiro, há que treinar o olhar e distinguir os movimentos artísticos, fixando as suas características. Depois identificamos, ordenamos, classificamos e por fim reunimos o que aprendemos para inventar um novo estilo para o dinheiro que trazemos no bolso.
28 jan: 10h30

Oficina de Carnaval
Alguma vez pensaste na origem do Carnaval? Será uma celebração muito antiga? E onde começou? No Rio de Janeiro? Em Veneza? Ou terá sido mesmo em Torres Vedras? O melhor mesmo é vir ao Museu. Inspirando-se em moedas e notas de todos os tempos e lugares, as crianças poderão escolher a personagem que querem ser. Afinal quem não gostaria de ser rei ou rainha por um dia?
25 fev: 10h30, 15h

Viajar com Francisco de Holanda
Ser pintor, desenhador, arquiteto, pensador, escritor… é muito para uma vida só!Viajar e desenhar era o que Francisco de Holanda mais gostava de fazer. As suas ideias eram mirabolantes. Tanto, que viajou até Roma, inventou uma cidade nova e procurou sempre saber mais e mais. Foi amigo do artista Miguel Ângelo, desenhou moedas, igrejas, castelos, fortalezas, paisagens, mundos imaginários. Foi um humanista! Sabes o que isso é? À maneira de Francisco de Holanda, nesta atividade queremos desenhar um mundo novo e debater sobre o que significa ser artista.
11 mar, 22 abr: 10h30

Local: Museu do Dinheiro

É necessária inscrição prévia. 

Pontos de Interesse

Manuela Marques

A artista Manuela Marques apresenta pela primeira vez ao público, na Galeria do Piso inferior do Museu Calouste Gulbenkian, um conjunto de fotografias, trabalho resultante de vários meses de deambulações pelo Palácio de Versalhes....

Em Cartaz

Mostra de cartazes de propaganda e publicidade daColeção do Arquivo Iconográfico da FPC, que divulga o ponto de vista estético, sobretudo dodesign gráfico publicitário e, de algum modo,a mensagem ideológica, quer nos...

Dance for PD

Workshop de dois dias, ministrado por David Leventhal, de introdução ao programa internacionalmente reconhecido Dance for PD® (Parkinson’s Disease). O Workshop é dirigido a bailarinos, coreógrafos, professores de...