TEATRO
SEX 9 & SÁB 10 JUN / 21H30
Teatro do Vestido
FILHOS DO RETORNO
Estreia / Coprodução
> Palco do Auditório • CAMPO ALEGRE
Bilhetes 7,50 EUR • M/14 • http://bit.ly/2qnkkjN
Um projeto do Teatro do Vestido a partir das pós-memórias daqueles cujos pais ou familiares próximos viveram em África no período colonial português, anterior ao 25 de Abril de 1974.
Como é que estas gerações que não viveram diretamente esses acontecimentos se relacionam com as memórias dos pais? A nostalgia passa de pais para filhos, ou as memórias são guardadas em baús sem chave, que ninguém quer abrir? Como é a relação da geração dos filhos com o processo de descolonização e com o 25 de Abril? E qual a ideia de África que ficou nestas famílias? Estas são algumas das perguntas de partida de um projeto que se constrói a partir de testemunhos de umageração que viveu os acontecimentos através das memórias da família.
///
CONVERSA PÓS-ESPETÁCULO • SEX 9 JUN
Com Jorge Louraço Figueira
Dramaturgo, Professor e Crítico de Teatro
///
Joana Craveiro é diretora artística do coletivo Teatro do Vestido, que fundou em 2001, e no qual dirigiu mais de 30 projetos até ao momento, tendo escrito a maioria deles e participado igualmente como atriz e cocriadora. Tem o curso de formação de atores da Escola Superior de Teatro e Cinema (1997), é licenciada em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa, FCSH (2003), e tem o Mestrado em Encenação pela Royal Scottish Academy of Music and Drama (2004). Terminou, recentemente, um doutoramento nodepartamento de Teatro e Estudos da Performance da Roehampton University, em Londres, sobre formas de transmissão da memória do Estado Novo, 25 de Abril e PREC. A relação entre os acontecimentos históricos e as suas representações no presente, bem como a recolha de memórias e histórias de vidas, e as cartografias poéticas e afectivas das cidades são algumas das questões a partir das quais Joana Craveiro e o Teatro do Vestido têm trabalhado ao longo dos últimos 15 anos.
///
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Texto, direcção, co-criação: Joana Craveiro
Co-criação e interpretação: Cláudia Andrade, Daniel Moutinho, Lavínia Moreira, Marina Albuquerque e Rafael Rodrigues
Assistência e colaboração criativa: Rosinda Costa e Tânia Guerreiro
Figurinos: Ainhoa Vidal
Iluminação: João Cachulo
Produção: Cláudia Teixeira
Co-produção: Teatro Municipal do Porto – Rivoli . Campo Alegre, Teatro Nacional D. Maria II (oficial) e Teatro Viriato
Apoio: Largo Residências
Duração aprox.: 2h
///
Teatro Campo Alegre
Seg a Dom 14h30 – 19h00 & 19h30 – 22h30
Sábado 14h30 – 22h00
Tel. 22 606 30 00
bilheteira.tmp@cm-porto.pt