Beaumarchais resulta de uma parceria da mala voadora com o compositor, maestro e musicólogo Pedro Amaral. É uma ópera que se desenvolve a partir de três textos de Beaumarchais –O Barbeiro de Sevilha,As Bodas de Fígaro eA Mãe Culpada – que já foram, todos eles, adaptados para ópera no passado.
As três novas versões vão ser gravadas em estúdio, sendo esse estúdio montado no palco do D. Maria. Lá estará a devida cabina de gravação insonorizada, os microfones, mesas de mistura, monitores, todas as infraestruturas, o catering, os técnicos, a equipa de limpeza, o pessoal da portaria, o relações públicas, tudo. Haverá verdadeiros trabalhadores – elementos da classe trabalhadora que, cumprindo a sua vocação política e social, reivindicarão os seus direitos, lutarão, farão revoluções, lincharão os opressores. Este espetáculo poderia chamar-seTumultos Revolucionários na Deutsche Grammophon, ouLuta de Classes na Decca (este é menos glamoroso). Beaumarchais haveria de gostar.