Select Page

Pepe Brix

Duas dezenas de fotografias que ilustram uma memorável expedição de moto “Lisboa-Pequim-Lisboa” protagonizada, por Nuno Pires, Pedro Roque, Hélder Serôdio e Pepe Brix, o autor desta exposição fotográfica.

Estão, ainda, em destaque quatro filmes que testemunham a emocionante aventura e o itinerário único e inesquecível que foi percorrido, ao longo de 20 países, por este grupo de quatro amigos portugueses.

Recorde-se que, após percorrerem, em 60 dias, cerca de 30 mil quilómetros, em três motos, Nuno Pires, Pedro Roque, Hélder Serôdio e Pepe Brix terminaram, a 3 de Julho de 2015, esta inesquecível expedição, precisamente, no Casino Lisboa.

Segundo Pepe Brix: “Tudo nesta viagem nos mostrou sempre que é mais importante a viagem do que qualquer destino proposto. O caso mais evidente foi aquele em que ao chegarmos à fronteira entre o Quirguistão e a China, nos foi negada a passagem com as motos. As autoridades conduziram-nos até à cidade chinesa mais próxima da fronteira e tivemos de lá ficar durante quatro dias até percebermos que não havia alternativa alguma senão voltar atrás. Depois de voltarmos para o Quirguistão a televisão dava-nos a notícia: um atentado terrorista tinha ceifado a vida a dezenas de pessoas e outras tantas tinham sido presas na cidade de Kashgar. A cidade onde estaríamos no sábado do atentado se as autoridades nos tivessem deixado passar”.

“Perdemos de conta as vezes em que durante a viagem, acontecimentos inesperados nos conduziram para rumos significativamente diferentes. Por várias vezes tivemos de nos separar forçosamente e reencontrar mais à frente. Noutras situações fizemo-lo até por opção. Por vezes as viagens dentro da viagem têm mesmo que tomar tempo e espaços diferentes, para que se salvaguardem os elos mais profundos”, conclui.

O portfólio fotográfico, agora, exposto revela, assim, alguns dos momentos mais marcantes desta expedição que permitiu aos quatro motociclistas terem a oportunidade de conhecer outros povos, assimilando várias realidades sociais e diferenças culturais.

Pontos de Interesse

Monumental dos Miúdos

Até ao final do ano, as manhãs de sábado e domingo no Cinema Medeia Monumental vão ser diferentes: a MEDEIA FILMES apresenta a programaçãoMONUMENTAL DOS MIÚDOS, com filmes que prometem agradar a toda a família. Desde os êxitos mais recentes do cinema de animação até...

Explícita

Com “Explícita”, pretende-se fomentar o debate em torno de uma questão – inesperadamente –contemporânea: pode a arte ser proibida? Assim, a exposição evoca as antigas “Salas Reservadas” de alguns museus, nas quais pinturas sensuais forravam as paredes e onde o...

Poster 2017

A zona de Marvila acolhe a segunda edição da mostra públicaPOSTER. Uma galeria pública a céu aberto, onde o formato poster é assumido como meio. Artistas, coreógrafos, arquitetos, músicos, fotógrafos, escritores, entre outros, juntam-se para conceber posters que...