
O que pode ter em comum um livro, um castelo, e pequenos reis e rainhas a fazer malabarismos para encontrar “estrelas”? Saiba tudo no próximo sábado, às 16h, na Biblioteca Palácio Galveias!
Na tarde de 24 de junho, a Biblioteca Municipal Palácio Galveias, em Lisboa, vai encher-se de sorrisos, histórias, partilhas… Pinturas faciais, construção de castelos em cartão, artes circenses, contos e muitas outras atividades vão animar o evento de lançamento do primeiro livro Estrelas e Ouriços.
O menino que colecionava estrelas conta a história do João, um menino que, certo dia, subiu a montanha atrás de uma música que parecia de festa. Quando chegou ao topo, conheceu vários meninos, todos eles diferentes e todos eles únicos e especiais.
No âmbito do “Cinco Estrelas, 5 Projetos”, o Estrelas e Ouriços partilha, assim, com a comunidade o segundo projeto para o qual fez a ponte, unindo um desejo à sua concretização: um livro muito especial, uma história que aborda o tema da diferença, a importância de a perceber e a capacidade de reinventar o mundo com outro ritmo.
Como tudo começou…
A ideia da edição de um livro que pudéssemos partilhar com as famílias surgiu-nos no início do ano e, desde então, trabalhamos para juntar todos os ingredientes. Uma história bonita que pudesse contribuir para abordar o tema da diferença, um traço capaz de ilustrar a força e a simplicidade das palavras, uma editora que acreditasse tanto quanto todos os outros intervenientes que este projeto faz sentido!
E assim foi, com a mãe do Tiago, que escreveu esta história para lhe tentar explicar a diferença, com a tia da Beatriz que lhe mostra em desenhos a harmonia do mundo e com a Esfera dos Livros, que, desde o início, abraçou esta história e permitiu que fosse contada em livro a outras crianças.
O menino que colecionava estrelas é uma homenagem ao Tiago e a todos os meninos que, como ele, têm uma diferença.
Perto de si… Junte-se a nós!
O Estrelas e Ouriços olha para este projeto como uma partilha com as famílias e com os educadores num contributo para chamar a atenção para a importância de perceber e de aceitar a diferença e o seu ritmo.
A diferença tem prazer, tem alegria, tem sorrisos, tem música, tem cócegas. Tem vontade de ganhar e de superar os seus limites, mesmo quando parece impossível.
Esta é a segunda iniciativa deste ano, do projeto Estrelas e Ouriços na Comunidade, que está logo a poder encontrar numa livraria perto de si! Mas, ainda antes, venha partilhar connosco este momento vivo do lançamento, que será um grande e emotivo evento, e traga as crianças! Vão adorar as surpresas preparadas!
Recent Comments