Select Page

Exposição “O Encanto na Hora da Descoberta. Azulejaria de Coimbra do século XVIII”

Estará patente até 13 de agosto, no Museu Nacional do Azulejo  e exposição temporária O Encanto na Hora da Descoberta. Azulejaria de Coimbra do século XVIII, composta por 64 peças, na sua maioria painéis de azulejo, mas também peças de cerâmica tridimensional.

Assinalando o Dia Nacional do Azulejo, que este ano se comemora pela primeira vez, a exposição O encanto na hora da descoberta. A azulejaria de Coimbra do século XVIII resulta de um trabalho, de cerca de seis anos, de inventariação de milhares de azulejos que se encontravam no fundo antigo do Museu Nacional do Azulejo, e pretende valorizar a produção setecentista das olarias de Coimbra.

A inventariação permitiu identificar mais de setenta painéis de azulejos, dos quais se apresentam quarenta, encontrando-se presentes obras de quase todos os artistas que trabalharam em Coimbra.

A ideia surgiu, pela primeira vez, quando, no final do século XIX, se começou a reunir um conjunto de painéis provenientes da demolição de edifícios. Parte destes azulejos integraram a coleção do Museu de Antiguidades do Instituto de Coimbra o qual, em 1911, viria a transformar-se no Museu Machado de Castro.

Hoje, mais de 100 anos depois, cumpre-se o projeto, tarefa só possível mercê de um complexo trabalho de inventariação e restauro, apoiado por um vasto grupo de estagiários e voluntários que potenciaram a equipa do Museu Nacional do Azulejo. Porque a manufatura de azulejos estava sempre associada à de outros objetos de cerâmica, surgem também expostas algumas peças das olarias.

Horário: Terça a domingo, das 10h00 às 18h00
 

Pontos de Interesse

Música | Jordi Savall – As Rotas da Escravatura

As Rotas da EscravaturaÁfrica, Portugal, Espanha e América Latina | Memórias da Escravatura 1444-1888Este programa é uma paleta de miscigenação musical que celebra a música como forma de resistência aos colonizadores, de liberdade e de sobrevivência através da...

JOSEPH CONRAD NO CINEMA

A propósito da estreia deJuventude nas salas de cinema, filme baseado no romance homónimo de Joseph Conrad, a Medeia Filmes apresenta no dia 18 de abril, no cinema Medeia Monumental, um dia dedicado às adaptações cinematográficas do escritor, que tem sido adotado por...

ARCOlisboa 2017

De 18 a 21 de maio, Lisboa volta a receber a ARCOlisboa 2017, a prestigiada Feira Internacional de Arte Contemporânea madrilena. A Cordoaria Nacional abre assim as portas a 58 galerias, onde a qualidade dos conteúdos é o principal objetivo. Abrangendo de artistas...