Tatiana Macedo apresenta o maior conjunto de obras da sérieOrientalism and Reverse reunido em exposição individual. Parte desta série foi mostrada pela primeira vez na Feira de Arte de Roterdão em 2011 com a Galeria Tegenboschvanvreden, depois em Amesterdão na mesma galeria e em 2012 na exposição coletiva “Rooms with a View”, no edifício da Manifesta Biennial of Contemporary Art, Amesterdão.
Em 2013 a artista apresentou cinco peças desta série na exposição “Visões do Desterro” na Caixa Cultural do Rio de Janeiro. Em 2016 apresentou uma seleção da série na sua individual em Berlim,Orientalism and Reverse que teve lugar na Kunstraum Botschaft, e para esta ocasião editou um livro de artista com o mesmo nome. Já em 2017, como artista destacada da Galeria Carlos Carvalho na ARCOLisboa, Tatiana Macedo apresentou oito obras desta série.
Orientalism and Reverse provoca uma atmosfera de desorientação. Na híbrida capital de Xangai, a artista aproxima a sua câmara das janelas de autocarros turísticos. Chegam em grupo e permanecem por breves momentos, dentro e fora dos autocarros. Algures ao lado do espetáculo, Tatiana Macedo acerca-se do seu veículo de proteção, as suas carapaças em movimento, entre a sujidade e a poeira deste parque de estacionamento. No reflexo de cada janela reconhecem-se os traços de uma envolvência urbana, que permanecendo vaga, enquanto vestígio, não faculta qualquer indicação precisa da localização desta terra de ninguém. A profundidade aqui criada conduz o observador para dentro da fotografia, algures atrás ou por entre as cortinas. O tecido torna-se de tal forma vívido que deixa de ser interpretado enquanto autocarro turístico. Esta transformação de algo fluido em algo sólido assemelha-se a um manifesto orientalista: o objeto de desejo torna-se simultaneamente claro e vago. O colecionar de momentos contemporâneos da identidade coletiva chinesa produz uma situação na qual perdemos os nossos próprios traços.