Select Page

Ana Hatherly e o Barroco

  • Exposição

Ana Hatherly e o Barroco

Num Jardim Feito de Tinta

Quando

Desde Sex, 13 outubro 2017 até Seg, 15 janeiro 2018
10:00 até 18:00

Encerra às terças

Onde

Coleção do Fundador – Galerias do Museu e Galeria do piso inferior
Av. de Berna, 45A, Lisboa
217 823 000
Google Maps »

Bilhetes

3€

Esta exposição-ensaio tem apenas um assunto: Ana Hatherly e o Barroco. No entanto, não nos centramos apenas na influência do Barroco nas obras da artista, mas em como a investigação e experimentação de Ana Hatherly revalorizou esse denegrido período histórico e modificou a nossa conceção do passado – afinal, a tradição é um território inexplorado de aventura e de contínuo espanto. Deste modo, juntando objetos, obras e documentos de períodos históricos distintos, que Ana Hatherly analisou ou indicou nos seus ensaios, organizamos um percurso expositivo a partir de categorias essenciais do Barroco: o Mundo como Labirinto; a importância do Lúdico; a Vida como Nada diante da Morte; a Alegoria e a folia da Interpretação; o Diálogo oblíquo entre pintura e poesia; e a Metalinguagem da obra de arte que se reflete a si mesma.

São muitas as portas de entrada neste edifício, pois também foram variadas as declinações da obra de Ana Hatherly: nos ensaios e investigação académica; na poesia e na prosa; nos desenhos, nas re-colagens, nas performances, nos filmes, nos programas televisivos… Um labirinto onde tudo gira à volta da escrita, como afirmouEsse jardim feito de tinta, onde a artista reinventa o mundo caminhando por entre signos, é o lugar enigmático do jogo – e desta exposição como jogo.

 

Curadoria: Paulo Pires do Vale

 

Programação complementar


Visitas

À conversa com o curador Paulo Pires do Vale
Sábado, 14 outubro, 16:00
Quarta, 13 dezembro, 15:00
Ver evento 

Visitas orientadas
Sábados, 21 outubro, 11 novembro e 9 dezembro, 15:00
Ver evento  

Visita especial
Cruzamento entre as exposições Ana Hatherly e o Barroco. Num Jardim Feito de Tinta e Ana Hatherly – Território Anagramático com os curadores Paulo Pires do Vale e João Silvério
Sábado, 2 dezembro, 15:00 
Ver evento 

Visita para desenhar
As voltas do teu nome – um calculador de improbabilidades
Domingo, 3 dezembro, 15:00
Ver evento

Aula aberta

Qual a relação possível de um artista com uma época passada ou já «histórica»?
Com Paulo Pires do Vale e Maria João Brancono âmbito do Seminário do Mestrado de Estética do Departamento de Filosofia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Sábado, 25 novembro, 14:30 – Coleção do Fundador
Ver evento 


Conferências

Ana Hatherly e o Barroco
Com Christine Buci-Glucksmann, Maria Filomena Molder e Paulo Pires do Vale (moderador)
Seguida do lançamento do livro Ana Hatherly. Esperança e Desejo – Aspectos do Pensamento Utópico do Barroco (edição e prefácio de Ana Marques Gastão), apresentado por Isabel Morujão.
Sábado, 6 janeiro, 16:00 – Biblioteca de Arte

Ana Hatherly – Território Anagramático
Com Fernando Aguiar, Maria Filomena Molder e moderação de João Silvério
Seguida do lançamento do catálogo da exposição
Sábado, 13 janeiro, 16:00 – Fundação Carmona e Costa


Visitas para grupos mediante marcação prévia
Marcações para visitas guiadas:
217 823 800
descobrirmarcacoes@gulbenkian.pt

Mais informações:
museu@gulbenkian.pt

 


Em colaboração com

Pontos de Interesse

teatro em cartaz: a coleção do d. maria ii, 1853-2015

Um cartaz é um espetáculo. Pelos cartazes do D. Maria II vemos mais de um século de representações e das histórias que cada uma encerra. Nesta comemoração dos 170 anos, pedimos aos designers que atualmente desenvolvem a imagem do D. Maria II para mergulharem no...

A Perna Esquerda de Tchaikovski

A convite da Companhia Nacional de Bailado, Tiago Rodrigues escreve e dirige uma peça em torno da memória do corpo da bailarina Barbora Hruskova. Em diálogo com o piano de Mário Laginha, que está em palco para interpretar a música original que compôs para este...

O MELHOR DE MIM

“Melhor de Mim” (MdM) é um grupo de apoio para mulheres com cancro da mama e também para os familiares que as acompanham neste processo.E porque o universo me permitiu estar nos dois lados deste grande desafio, sei como te sentes, sei bem como se sentem os que estão à...