Esta exposição parte de elementos muito simples, facilmente percetíveis e compreensíveis: no essencial, considera-se uma série de registos fotográficos pessoais – constituindo uma escolha de imagens, executadas ao longo de décadas, de várias cidades representativas de alguns países da Ibero América, existentes em 5 áreas geográficas principais desta macro-região: Norte e Meso-América, Caribe, Brasil, Cone Sul e Península Ibérica / Ilhas Atlânticas. O conjunto total das nações ibero-americanas agrupa 23 países. A partir desta referência simbólica, selecionaram-se, destas nações, 22 cidades visitadas pelo autor, apresentadas e analisadas em sistemática comparação com Lisboa (22 + 1 = 23).
Não se pretende destacar Lisboa, mas sim apresentá-la como verdadeira “cidade irmã” dentro do vasto mundo urbano iberoamericano, patenteando-a nas complexidades dos seus espaços cosmopolitas e nas diversidades das suas formas arquitetónicas. Quer valorizar-se este legado “entrando” visualmente pelas diversas cidades selecionadas, exibindo os múltiplos e quase infinitos valores e aspetos destas urbes e das suas construções – quer em vistas aéreas ou em micro-aproximações – fruindo-as de modo quase aleatório, sem hierarquias ou classificações.
As referidas 22 imagens das cidades iberoamericanas – assim como as 22 de Lisboa com as quais se comparam – são do autor do texto, correspondendo a registos executados ao longo de 30 anos de viagens e estudos, incidindo, numa perspetiva livre e aberta – por vezes interligada – sobre temas de paisagem, de gentes, de arquiteturas e de ambientes. Estas imagens incluem tanto a dimensão estética como a dimensão informativa às quais se acresce um sentido pedagógico, a um tempo formativo e de fruição global.
Assim se definem uma série de pequenos textos temáticos suscitados por cada uma dessa série de fotos que as comentam, tendo em anexo dados essenciais de cada urbe: data fundacional, população atual e valores patrimoniais. Os 22 textos correspondentes do autor assumem um sentido claro e uma expressão sintética, constituindo-se num duplo “texto-legenda” para cada grupo de 2 imagens (um para cada cidade iberoamericana específica em relação a Lisboa).
Local: Casa dos Mundos.