Select Page

Diretor Regional das Comunidades destaca importância da plena integração dos migrantes nas sociedades de acolhimento

O Diretor Regional das Comunidades salientou, na Austrália, o compromisso do Governo dos Açores no desenvolvimento de iniciativas que “promovam a plena integração dos migrantes, na dupla vertente da emigração e imigração”.

 

Paulo Teves, que falava, em Sydney, na reunião do International Steering Committe, apontou as diversas iniciativas que o Governo dos Açores promove e apoia junto da diáspora e das comunidades imigradas no arquipélago, tendo os membros deste órgão destacado a atenção dada à integração destes públicos alvo.

 

“O nosso compromisso é trabalhar sempre junto dos que partiram e dos que chegam aos Açores na sua plena integração nas diversas sociedades, através do acompanhamento dos seus processos migratórios e apoiando as diversas associações representativas na Região e nas comunidades que partilham do mesmo objetivo”, sublinhou o Diretor Regional.

 

Paulo Teves frisou que “uma comunidade bem integrada, para além dos benefícios e oportunidades que oferece, constitui um reforço da presença da terra de origem na sociedade de acolhimento”. 

 

Nesta reunião, que contou com mais de três dezenas de participantes de 25 países, foi também discutido o programa da próxima conferência internacional, que decorrerá nas cidades de Otava e Gatineau, em junho de 2019, organizada pelo Governo do Canadá.

 

Composto por instituições de mais de três dezenas de países da Europa, América, Ásia e Oceânia, o International Steering Committe é o principal órgão de decisão da organização Metropolis, uma rede internacional de investigação, de desenvolvimento e de sugestão de políticas sobre migrações, diversidade e integração.

 

O Açores integram esta rede desde 2011, após a organização da conferência internacional desse ano, com o propósito de contribuir para a promoção de boas práticas de integração, bem como a forma como é estimulada a relação com a diáspora açoriana, área que é realçada pelos membros da Rede Metrópolis.

 

Durante a semana, o Diretor Regional das Comunidades participou na conferência anual, este ano subordinada ao tema ‘Migração Global em Tempos Turbulentos’, que contou com mais de 800 delegados de 38 países, naquela que é considerada a maior conferência do mundo sobre migrações que junta académicos, representantes governamentais e sociedade civil.

 

Nas várias sessões em que esteve presente, Paulo Teves teve a oportunidade de dar a conhecer as comunidades açorianas presentes em diversos países, destacando que “defendem, preservam e divulgam” a identidade açoriana, mas são também “fundamentais no desenvolvimento das sociedades onde se encontram estabelecidas”.

 

Nesta deslocação, o Diretor Regional das Comunidades visitou também o Museu Etnográfico Português da Austrália, onde esteve reunido com a direção e tomou conhecimento das iniciativas que desenvolve em prol da promoção da cultura e da língua portuguesa neste país.

Pontos de Interesse