Select Page

Governo dos Açores considera empresários como parceiros para o desenvolvimento económico

O Diretor Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade realçou, na Horta, o papel e o contributo dos empresários açorianos na promoção do desenvolvimento económico, reafirmando o compromisso do Governo dos Açores em continuar a “sedimentar a boa relação que existe com as Câmaras de Comércio”.

 

Ricardo Medeiros, que falava na sessão comemorativa do 125.º aniversário da Câmara do Comércio e Indústria da Horta, sublinhou a necessidade de se incentivar o “espírito de entre ajuda, com benefícios para as empresas, mas também para a economia dos Açores, tirando todo o proveito do associativismo empresarial, que se pretende forte”.

 

“O Governo dos Açores vai continuar a considerar as associações empresariais como um dos principais parceiros no desenvolvimento dos seus programas de política económica e na auscultação de matérias de importante relevância para a Região”, afirmou.

 

Segundo o Diretor Regional, “uma importante aposta do Executivo, de articulação e de apoio aos empresários açorianos concretiza-se através de sistemas de incentivos e de fomento do investimento privado que, como não poderia deixar de ser, se interligam com o grande desígnio de criação de emprego”.

 

O programa Competir+ “apresenta, neste particular, um âmbito de intervenção bastante diversificado”, acrescentou, frisando que “tem sido dado especial ênfase aos projetos dirigidos à produção de bens transacionáveis, inseridos em cadeias de valor associadas a recursos endógenos, a serviços de valor acrescentado e ao turismo”.

 

Para além de referir que a divulgação dos produtos dos Açores é efetuada também por via do desenvolvimento de um plano anual de feiras, considerou a Marca Açores “uma mais-valia pela valorização dos produtos regionais, através da sua diferenciação, e pelo seu contributo no aumento significativo das exportações”.

 

“Por outro lado, o Governo dos Açores dispõe do Programa de Apoio à Restauração e Hotelaria para a Aquisição de Produtos Açorianos, visando a promoção do consumo dos produtos regionais com o selo Marca Açores, contribuindo, assim, de uma forma decisiva para a dinamização do setor produtivo e dos setores complementares do turismo e para a substituição de importações”, salientou Ricardo Medeiros.

 

Relativamente às campanhas de dinamização do comércio tradicional, o Diretor Regional destacou a importância de se fomentar o desenvolvimento de adequados e abrangentes planos de revitalização, com o apoio e envolvimento das associações empresariais e das empresas”.

 

“Assim, iremos melhorar a competitividade deste setor de atividade, bem como atrair novos polos criadores de riqueza, preservando o equilíbrio entre os diferentes tipos e formas de comércio”, disse.

Pontos de Interesse