Select Page

Vice-Presidência do Programa Ibermuseus atribuída a Portugal, para o mandato 2019-2021

O Conselho Intergovernamental do Programa Ibermuseus decidiu, por unanimidade, na passada semana, em Quito (Equador), atribuir a Vice-Presidência do Programa a Portugal, função que será desempenhada por David Santos, subdiretor da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
Em representação da DGPC, o historiador de arte David Santos tem participado nas reuniões promovidas pelo Ibermuseus no espaço ibero-americano, para além de representar o Estado Português no seu Conselho Intergovernamental. A Presidência do Programa no triénio 2019-2021 ficará a cargo de Alan Trampe, Coordenador do Sistema Nacional de Museus do Chile, que sucede a Magdalena Zavala (México).
O Programa IBERMUSEUS é uma iniciativa de cooperação e integração dos países ibero-americanos para o fomento e articulação de políticas públicas na área de museus e da museologia, tendo como meta principal a consolidação da Rede Ibero-Americana de Museus, formada pelos 22 países da comunidade ibero-americana e abrangendo 600 milhões de habitantes, 200 milhões de bens culturais e distintas legislações e normas nacionais sobre museus e património cultural.
Data de 2007 o arranque do IBERMUSEUS , cujas bases fundacionais radicam na Declaração da Cidade de Salvador, definida no I Encontro Ibero-Americano de Museus. Aprovado na X Conferência Ibero-Americana de Ministros de Cultura em Valparaíso (Chile), o Programa IBERMUSEUS iniciou a sua atividade em 2009, sendo hoje um importante espaço de fomento e articulação de políticas públicas para os museus.
A título de exemplo do trabalho desenvolvido, refira-se o Registo de Museus Ibero-Americanos, que oferece um detalhado panorama do setor e mostra a imensa variedade de situações que convivem dentro da denominação comum de museu. Em constante atualização, atualmente o RMI dispõe de mais de 7.000 instituições localizadas em 13 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.
As Bolsas Ibermuseus de Capacitação, o Fundo Ibermuseus para o Património Museológico, o fortalecimento do Prémio Ibermuseus de Educação e a realização de diversas atividades de formação e capacitação, constituem outras linhas de ação deste Programa, cujo Conselho Intergovernamental – composto por representantes de 12 países membros – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai – definiu, em Quito, o seu planeamento estratégico quadrienal.
 

Pontos de Interesse

School Libraries Network debate on Digital Era

Decorreu no Auditório da Culturgest, em 12 de dezembro, mais um Encontro da RBEL – Rede de Bibliotecas Escolares de Lisboa, iniciativa que reuniu cerca de 130 participantes, na sua maioria professores bibliotecários, entre outros educadores. O...

Lisboa hosts Elite Model Look international final

Acompanhado pela top model Isabeli Fontana e pelos modelos internacionais Andrés Velencoso e Alex Lundqvist, Carlos Manuel Castro esteve na conferência de Imprensa onde foram revelados os detalhes espetáculo da 33ª Final Mundial do Elite Model Look.O vereador desafiou...