Select Page

Quem defende mais emprego, mais investimento público e o apoio a quem mais precisa só pode apoiar o Plano e Orçamento para 2019, frisou Berto Messias

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares realçou hoje, na Horta, que “aqueles que defendem e apostam num projeto político que concilie o emprego, o investimento, a iniciativa jovem, sem descurar a proteção social e o apoio àqueles que mais precisam, terão, naturalmente, que apoiar o Plano e Orçamento para o ano 2019 da Região Autónoma dos Açores”.

 

Berto Messias, que falava na Assembleia Legislativa, no âmbito da discussão daquelas propostas, salientou que “a Região que teremos daqui a 30 anos será construída e definida pelos jovens de hoje”, cabendo, por isso, ao Governo dos Açores “criar e definir as medidas e as políticas que possam fomentar junto dos jovens Açorianos essa vontade em construir uma Região melhor, uma geração que esteja mais comprometida com o futuro dos Açores”.

 

Nesse âmbito, Berto Messias elencou o reforço que o Governo promoverá em 2019 de medidas como a plataforma de voluntariado jovem ‘Tu Fazes a Diferença’, o reforço do apoio ao Sistema de Incentivo ao Associativismo Juvenil (SIAJ), o reforço ao programa ‘Põe-te em Cena’ e ao OTL-J, que permite que os jovens Açorianos desenvolvam ações em contexto pré-laboral.

 

Igualmente reforçado será o apoio ao programa ‘Empreendedorismo Jovem’, que chegará a 3.000 jovens Açorianos, envolvendo 45 escolas do arquipélago e que, no próximo ano, entrará numa plataforma europeia de boas práticas de fomento ao empreendedorismo, com a Região Autónoma dos Açores a representar Portugal nessa plataforma.

 

“No âmbito do incentivo à formação e à criatividade, continuaremos a apoiar o Labjovem, mostra de jovens criadores Açorianos, e intensificaremos a parceria que temos com o Walk&Talk”, garantiu o Secretário Regional, revelando que o plano formativo ‘Academia-J’ chegará a mais ilhas dos Açores.

 

Berto Messias destacou ainda o reforço à mobilidade jovem em 2019, através do programa ‘Bento de Góis’ e do Cartão Interjovem, frisando que “o fomento da mobilidade juvenil” dentro das ilhas açorianas é “um importante contributo que o Governo pode e deve dar para reforçar o espírito de coesão na Região”.

 

“Um jovem que vá mais vezes a outra ilha estará, certamente, mais predisposto e disponível para perceber as dificuldades e as especificidades dessa outra ilha, podendo desta forma reforçar o espírito de coesão da nossa Região, que será construída pelos jovens dos Açores”, acrescentou.

 

O Secretário Regional criticou aqueles que estão “permanentemente a desmerecer e a apoucar a participação dos jovens na nossa Região”.

 

“Não embarcamos num discurso que, para nós, é um erro estratégico profundo de médio prazo para a nossa Região. Temos consciência plena que os jovens dos Açores darão contributos muito importantes para o futuro dos Açores. Apoucar a vontade dos jovens em participar é, na nossa perspetiva, um erro estratégico com o qual não comungamos”, afirmou Berto Messias.

Pontos de Interesse