Select Page

Workshop de Boas Práticas em Saúde dá a conhecer 13 projetos implementados nos hospitais e centros de saúde dos Açores

O Workshop de Boas Práticas em Saúde no Serviço Regional de Saúde, que se realiza sexta-feira, 7 de dezembro, na Horta, inclui a apresentação de 13 projetos que estão a ser concretizados em unidades de saúde de ilha e hospitais dos Açores.

O programa desta quinta edição do evento, que conta com sete dezenas de participantes, entre profissionais de saúde e dirigentes, contempla as boas práticas nas áreas da saúde materno-infantil, da gestão da qualidade e segurança e da relação com o utente e meio envolvente, bem como o Sistema de Informação de Imagiologia para o Serviço Regional de Saúde.

 

A Unidade de Saúde de Ilha do Faial vai apresentar os projetos “Monitorização da vigilância de saúde materna”, “Sistema de notificação interno de incidentes e eventos adversos” e “Gestão da opinião dos utentes e trabalhadores”.

 

Neste encontro serão também apresentados os projetos “Curso de aprendizagem para o parto e parentalidade” e “Cuidador informal alvo de cuidados de enfermagem de saúde mental”, da autoria das equipas da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel.

 

A “Implementação do teste de diagnóstico antigénio rápido do ‘streptococcus’ do grupo A”, da Unidade de Saúde de Ilha da Graciosa, e a “Implementação do sistema de gestão do risco”, da Unidade de Saúde de Ilha da Terceira, são outros trabalhos que serão divulgados neste workshop.

 

Na vertente hospitalar, serão apresentados os projetos “A cuidar o ambiente também cuidamos a saúde” e “Controlo microbiológico na unidade de preparação de citotóxicos”, do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, bem como o “Projeto de recuperação otimizada”, do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.

 

O Hospital da Horta leva a este workshop os projetos “Capacitação do autocuidado e promoção da qualidade de vida à pessoa ostomizada e sua família” e “Implementação da unidade de cirurgia de ambulatório”.

 

O programa inclui ainda o Sistema de Informação de Imagiologia para o Serviço Regional de Saúde, da responsabilidade da Saudaçor.

 

Este encontro apresenta-se como um espaço de análise e partilha de projetos de boas práticas diferenciadores, que contribuam para a melhoria dos cuidados de saúde, dando uma resposta cada vez mais ajustada às necessidades dos Açorianos, com o objetivo de serem replicados em outras unidades de saúde.

 

A iniciativa contribui, por um lado, para uma maior visibilidade do trabalho desenvolvido pelos serviços de saúde no âmbito da sua ação e, por outro, para a aproximação entre profissionais e para o intercâmbio de conhecimento.

 

O Workshop de Boas Práticas em Saúde realiza-se todos os anos num concelho diferente, tendo os anteriores sido realizados na Povoação, nas Lajes do Pico, em Vila do Porto e na Praia da Vitória.

Pontos de Interesse