Select Page

Festa das Cruzes ou do Castelo

Todos os anos em maio, Monsanto celebra a Festa das Cruzes ou do Castelo, recordando a resistência heroica da população ao cerco da aldeia.

Segundo a tradição, no séc. II a.C. a população refugiada no castelo resistiu durante sete anos ao cerco dos romanos e, para que os inimigos pensassem que nunca se iriam render pela fome, decidiu atirar encosta abaixo uma bezerra alimentada com o trigo que lhes sobrava, estratagema que enganou os atacantes levando-os a levantarem o cerco.

Os habitantes da aldeia evocam este episódio no dia 3 de maio (dia de Santa Cruz) ou no domingo seguinte. Sobem ao castelo cantando e dançando ao som dos adufes para atirar das muralhas potes de barro enfeitados com flores simbolizando a bezerra, numa festa de muita cor.

Pontos de Interesse

CIMFONIA – CONCERTO EM VILAR MAIOR

No dia 10 de setembro, sexta-feira, pelas 21h30, o Castelo de Vilar Maior vai ser palco de um concerto com a Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa, no âmbito do projeto CIMfonia, promovido pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), em...