Select Page

Queima das Fitas

Coimbra faz a festa aos seus doutores na “Queima das Fitas”. Veste as cores das suas Faculdades e diverte-se à grande!

A festa dos estudantes, que se celebra em maio, converteu-se num cartaz turístico de Coimbra, atraindo milhares de espectadores para assistir a desfiles, bailes e serenatas. Estas festas celebram o final do ano académico e o início do mês de estudos que antecede os exames finais.

Uma onda de alegria e entusiasmo invade Coimbra quando uma multidão de estudantes se reúne junto à Sé Velha a ouvir a tradicional serenata. É esta Canção de Coimbra que dá início à célebre festa académica, a “Queima das Fitas”. Durante uma semana, a cidade é marcada por inúmeros eventos culturais, com destaque para o Sarau Académico, o Baile de Gala, a Garraiada na Figueira da Foz, o Chá Dançante, entre outras. Mas o dia mais concorrido e com maior significado é no Largo da Feira que se comemora. Queima-se aí o “grelo” no penico da Praxe e soltam-se as fitas largas da cor de cada faculdade, símbolo da nova condição de finalistas.

Esta festa acaba sempre com um espetáculo de alegria e cor. Do topo dos carros alegóricos os estudantes saúdam a multidão descendo até à Baixa, abraçando a cidade com toda a sua euforia e irreverência.

Pontos de Interesse

Jornadas Europeias do Património

Artes Património Lazer é o tema adotado em 2019 por um número alargado de países membros do Conselho da Europa, e também por Portugal, para mote das Jornadas Europeias do Património. Pretende-se com este tema destacar as muitas facetas do património ligadas às artes,...