Select Page

AHP MARCAM PRESENÇA EM FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO DE INTERIOR

De 22 a 25 de novembro, as Aldeias Históricas de Portugal promovem “um destino que são 12” na INTUR, a Feira Internacional de Turismo de Interior, em Valladolid. É a primeira participação oficial, depois do anúncio como primeiro destino em rede, em todo o mundo, a merecer a certificação Biosphere Destination.

Cultura e natureza são as temáticas em destaque na 22.ª edição da INTUR, a Feira Internacional de Turismo de Interior, que acontece de 22 a 25 de novembro em Valladolid. Posicionando-se como destino turístico alternativo, com uma oferta única no mundo em termos de cultura, história, património, aventura e envolventes naturais, as Aldeias Históricas de Portugal não podiam deixar de marcar presença neste evento.(mais…)

Perdidas entre montes e vales da verdejante paisagem do interior da Região Centro de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, apaixonam desde amantes de história como aventureiros, que encontram neste território um sem fim de trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT, definidos e estruturados pela Rede de Aldeias Históricas de Portugal – como a Grande Rota 22 (GR), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, um percurso circular com cerca de 600 km, divididos por 12 etapas que iniciam e terminam em cada uma das aldeias.

A pé ou de bicicleta, a GR22 leva os viajantes por caminhos ancestrais, onde em comunhão com a natureza se descobrem os mais fascinantes cantos e recantos destas aldeias medievais. Por este caminho são percorridos, também, os mais belíssimos parques naturais portugueses, que envolvem as Aldeias Históricas Portuguesas – Parque Natural da Serra da Estrela, Parque Natural do Douro Internacional, Parque Natural do Tejo Internacional, Reserva Natural da Serra da Malcata, Paisagem Protegida Regional da Serra da Gardunha e Complexo do Açor.

As Aldeias Históricas de Portugal distinguem-se, assim, como um destino turístico cultural, de descoberta e aventura, e ainda sustentável. De facto, a Rede de Aldeias Históricas de Portugal tem como prioridade a preservação da natureza, do património e das tradições e costumes do seu território. Prova disso, é a certificação BIOSPHERE DESTINATION, que a Rede de Aldeias Históricas de Portugal acaba de receber, por parte da GSTC – Global Sustainable Tourism Council, entidade que, à escala global, estabelece os pressupostos de um turismo sustentável, de acordo com as orientações da UNESCO e da Carta Mundial de Turismo Sustentável. As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial –, e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION.

Este ano, a Feira Internacional de Turismo de Interior contará com 300 expositores, que representam diversas empresas, associações e entidades – entre as quais se encontrará o stand próprio das Aldeias Históricas de Portugal. Sendo a INTUR uma feira onde profissionais do setor do turismo e viajantes se encontram, esta é uma oportunidade ideal para as Aldeias Históricas de Portugal apresentarem a panóplia de experiências únicas que 12 encantadores lugares do interior da região Centro de Portugal podem oferecer, em termos de turismo ativo, sustentável e cultural.

A feira promove também momentos de networking para profissionais e oportunidades de negócio, com a INTUR Negócios, onde as Aldeias Históricas de Portugal participam, com vista a promover a Rede Aldeias Históricas de Portugal e toda a oferta turística existente entre os seus associados: alojamento, restauração, empresas de animação turística ou mesmo agências de viagem que apoiam a promoção do seu território.Considerando a presença de profissionais de mercados tão distintos como asiáticos, americanos e europeus na INTUR, e lembrando os diversos pontos de entrada de viajantes no nosso país, nesta feira a Rede de Aldeias Históricas de Portugal irá demonstrar a sua capacidade em apresentar ofertas adequadas a cada perfil, num esforço por se posicionar como um destino de interior atrativo pelo seu riquíssimo património histórico-cultural e envolvente natural.

Sobre as Aldeias Históricas de Portugal:

Perdidas entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, há 12 singelas aldeias onde apetece perdermo-nos, para nunca mais nos encontrarmos. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, são paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje. Viajar até às Aldeias Históricas de Portugal é, assim, descobrir a História de um país de temerários conquistadores, através das pedras das suas calçadas e das suas frondosas muralhas e castelos, orgulhosa e imponentemente erguidos. As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial –, e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION.

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

1 DESTINO QUE SÃO 12.

Pontos de Interesse

BOLETIM MUNICIPAL N.º 1/2024

Caros Munícipes, amigas e amigos,,Ao assinalarmos a chegada de um novo ano, importa refletirmos e prepararmos o futuro do Sabugal com especial foco na melhoria contínua da qualidade de vida de todos os cidadãos.,Nos últimos doze meses, as respostas sociais...

HOMEM EM CATARSE NO SABUGAL

No dia 25 de janeiro, sábado, pelas 21h30, o Auditório Municipal do Sabugal recebe um concerto de Homem em Catarse, alter ego musical do guitarrista e compositor Afonso Dorido.,Afonso Dorido explora as cordas da guitarra e o corpo da mesma como ninguém, retirando sons...