Select Page

Beijo Sem Fim | 12 em Rede´21

Sinopse

No âmbito do ciclo ’12 em Rede | Aldeias em Festa’, Sortelha – a mais romântica das Aldeias Históricas – vai ser palco do evento ‘Beijo sem Fim’, 03 de julho.

Dando continuidade à estratégia das Aldeias Históricas de Portugal, no próximo dia 03 de julho, sábado, é a vez da Aldeia Histórica de Sortelha receber o Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” 2020. Um dia recheado de atividades e surpresas para habitantes e visitantes da Aldeia Histórica, com a mítica lenda do Beijo sem Fim a servir de mote. Devido à pandemia, a participação presencial será limitada, mas a transmissão por livestreaming, permitirá a todos viver e sentir a festa em Sortelha.

Inspirados pela Lenda do Beijo Eterno, apresentamos um programa que integra música, gastronomia, experiências orientadas, visitas guiadas encenadas, entre outras atividades. Com entrada gratuita, a festa ‘Beijo sem Fim’ é uma oportunidade única para descobrir esta Aldeia Histórica. Várias atividades, ao longo do dia, evocam a famosa lenda e recordam curiosidades e histórias sobre o povo e a Aldeia Histórica de Sortelha.

Conta a lenda que, no tempo em que Portugal lutava pela reconquista das Beiras aos mouros, a filha do alcaide de Sortelha ter-se-á apaixonado pelo príncipe mouro. Trocaram mensagens e presentes até que, um dia, combinaram encontrar-se. Mas a mãe da donzela, sempre vigilante, decidiu segui-la. Praticante de bruxarias, assim que os dois se beijaram, amaldiçoou-os, transformando-os em pedra. Surgiram, assim, os curiosos penedos de Sortelha, que até hoje são conhecidos como as Pedras do Beijo Eterno.

É esta romântica lenda que inspira, desde a primeira edição, o evento do ciclo ’12 em Rede | Aldeias em Festa’, que regressa no início do mês de julho à Aldeia Histórica de Sortelha.

 

PROGRAMA

9h00 -11h00 | Caminhada ‘Conhecer Sortelha a partir do Arrabalde…’

Local: Passeio pelo Arrabalde

Máximo: 20 pessoas

Sinopse: Vamos percorrer calçadas medievais, caminhos e canadas ancestrais, sentir a frescura da ribeira… o Carriço leva a merenda.

 

11h00 -12h30 | ‘A Natureza à Mesa’

Criação: Chef Rui Cerveira – Casa da Esquila (Casteleiro-Sabugal)

Local: Ruínas da Igreja de Santa Rita

Máximo: 15 pessoas

Sinopse: Passeio pelos arredores da Aldeia com recoleção de plantas e bagas, seguido de uma oficina gastronómica com produção de uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, além de dicas sobre recoleção.

 

14h00- 15h00 | Oficina de bracejo – ‘Conversas entrelaçadas’

Local: Zona da Porta Nova (largo junto ao chafariz)

Máximo: 10 pessoas (inscrições completas)

Sinopse: Conversa com artesãs com ensino e prática da técnica do bracejo.

O Bracejo é uma planta filiforme que se apresenta em touceiras, em zonas de média altitude e em terrenos secos sendo utilizado desde tempos remotos para tecer, de forma entrelaçada, vários objetos de uso doméstico e decorativo, nomeadamente, esteiras, cestaria, bases várias e aquilo que a imaginação pudesse criar. No passado, a planta era mais utilizada em objetos com funções práticas, como as vassouras para varrer a casa. Era também apanhado para alimentar as vacas e os burros (o que não comiam, ia para o estrume).

Este tipo de artesanato fazia parte do património cultural de algumas regiões, como era o concelho do Sabugal e, atualmente, é característico da Aldeia Histórica de Sortelha

 

15h00 -16h00 | Atelier ‘Histórias Criativas – Vamos fazer o Zé do Feijão’

Criação: Atelier Histórias Criativas

Dinamização: Rita Gomes, Aldeia Histórica de Castelo Novo

Local: Rua Dá Mesquita (na sombra da figueira)

Máximo: 10 crianças (3 a 12 anos)

Sinopse: “O vento que Soa” – Nome: Zé do feijão. Diz o pai ao Zé do feijão: “Se tiveres um segredo, que não queiras ver espalhado pelo vento que soa, não o contes a ninguém. Guarda-o, porque um verdadeiro segredo guarda-se no coração…”

No cenário encantado do Castelo de Sortelha, vamos ouvir a história do Zé do Feijão e com muita imaginação e tecidos de mil cores faremos o seu boneco.

 

16h00 – 17h30 | Piquenique nas ‘sortes’ *

Local: Recantos da Aldeia

Máximo: 10 kits de piquenique (4 pessoas por Kit)

Sinopse: Serão criados e identificados vários recantos de piquenique, promovendo momentos de partilha em redor de uma toalha xadrez estendida no chão.

 

18h00 – 19h00 | ‘Murmúrios de Paixão’ – percurso encenado

Criação: Coruja do Mato, Cooperativa artística; João Reis (ator e encenador natural de Quarta-Feira, Sortelha) e participação da comunidade

Local: Pelas Aldeia

Máximo: 20 pessoas

Sinopse: Percurso encenado e musicado de revisitação à Lenda do Beijo Eterno, promovendo a interseção da Lenda com o Poema “Pastor Amoroso’ de Alberto Caeiro.

 

19h30 – 21h00| Concerto com Luísa Sobral | Livestreaming

Local: Largo do Pelourinho

Máximo: 60 pessoas (40 visitantes/20 residentes)

Duração: 80 minutos

Sinopse: Luísa Sobral é uma das mais importantes compositoras e cantoras da nova geração de músicos portugueses. A beleza das suas composições é realçada pelo despojamento dos arranjos musicais, canções onde as palavras e a melodia são o mais importante.

* A origem do nome Sortelha poderá estar relacionada com o facto de, na aldeia, apenas existirem pequenas ‘sortes’ (microscópicos quintais)

 ____________

Para se inscrever para o programa do evento na Aldeia Histórica de Sortelha é necessário contactar a Câmara Municipal do Sabugal, através do número: 271 750 080 ou do e-mail: eventos.sabugal@cm-sabugal.pt.

Ou em alternativa: 275 913 395 e o email: inovacao@aldeiashistoricasdeportugal.com.

____________

 

 

Pontos de Interesse

Festa da Cereja

Há mais de meio século, a cereja floresce no coração do Fundão, tornando-se uma expressão vital da região, ou seja, para além de ser uma força econômica significativa, a cereja é um ícone cultural inegável, culminando na encantadora Festa da Cereja. Durante três dias,...