Aljustrel recebeu hoje a visita da secretária de Estado da Energia, Maria João Pereira.
Visita, esta, que se dividiu em dois momentos. O primeiro aconteceu no Parque Mineiro de Aljustrel, estando em destaque a recuperação ambiental desta área mineira desativada, o que permitiu desenvolver este projeto, e o segundo na inauguração da segunda fase do Centro de Estudos Geológicos e Mineiros do Alentejo (CEGMA 2.0).
Recorde-se que o CEGMA, do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), com um investimento de 1,4 milhões de euros, vem permitir a realização de novos projetos em geologia e prospeção mineral.
Este é um projeto de extrema importância para Aljustrel e para a região, uma vez que se dispõe de mais meios para a realização da descoberta de novas reservas de mineiro, que garantam a continuidade da atividade mineira.
A obra foi financiada em 85% por fundos comunitários e dotou o espaço do LNEG em Aljustrel de meios avançados de investigação, contribuindo ainda para o desenvolvimento sustentável da região do Alentejo e da Faixa Piritosa Ibérica.
O CEGMA 2.0 permitiu também a ampliação do Edifício de Apoio e da Litoteca de Aljustrel, assim como a integração de energias renováveis visando uma melhor eficiência energética das instalações. Com esta obra foi também possível aumentar a capacidade de arquivo do LNEG.
Recorde-se que desde o primeiro dia o Município de Aljustrel empenhou-se para que o LNEG fosse instalado em Aljustrel, tendo o mesmo começado a funcionar nesta localidade em 2018, sendo que a autarquia, ao longo destes anos, tem prestado todo o seu apoio e tem estabelecido parcerias que visam contribuir para apoiar a atividade extrativa no sul do país, quer na sua vertente mineira, quer na sua vertente de investigação aplicada a recursos geológicos.